CONHECIMENTO

As múltiplas escolhas do inquieto Allan

A escolha do que cursar em uma universidade é de suma importância tanto para a vida profissional quanto pessoal. Mais do que apenas uma especialização, o curso escolhido altera o rumo da carreira no mercado de trabalho e nos leva a diferentes lugares, cargos e áreas profissionais. Quanto maiores forem nossas escolhas, mais alto chegaremos.

Allan Gimenes, de 28 anos, por exemplo, escolheu a Uninter para cursar Geografia. Até então, trabalhava em um armazém de um centro de distribuição como operador de empilhadeiras. “Trabalhava muito e ganhava pouco, além da instabilidade profissional por não ter estudos. Sabia que os estudos poderiam mudar essa situação”, explica o acadêmico.

Morando em Mandaguari, no Paraná, Allan se formou em teologia, e, logo após, prestou serviço social voluntário no sertão nordestino. Em sua opinião, precisava ainda de algo a mais, então optou por uma licenciatura. “Baixei alguns livros de matérias diferentes e fui ver em qual eu me adaptava mais. Enxerguei melhor a geografia, aí comecei a procurar cursos em faculdade”, diz. Foi assim, então, que encontrou a Uninter.

No início, assim como muitos estudantes, Allan encontrou dificuldades em se adaptar com o método de educação a distância, o que o levou a trancar a matrícula do curso e buscar pelo presencial. Depois de um ano sem estudar, voltou na modalidade EAD por meio do incentivo de um estudante de Ciências Políticas da instituição.

“Me sinto preparado e nem um pouco inferiorizado diante dos meus colegas de trabalho devido a minha formação a distância”, afirma. “Estou alcançando lugares que jamais imaginei alcançar, e devo isso à Uninter por me proporcionar estudar efetivamente. Daqui em diante, pretendo me dedicar cada dia mais”.

E Allan tem se dedicado bastante: além do curso de Geografia, também está cursando pós-graduação em Tecnologia de Informática na Educação, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Mídias na Educação, pela USFJ de São João Del Rei MG).

Porém, não é tão simples quanto parece: o polo de apoio presencial que ele frequenta está localizado no interior de São Paulo, e não há ônibus direto de sua cidade para lá, tendo assim que viajar para chegar ao local nos dias de prova.

“É uma madrugada toda de viagem. Embarco 10 horas da noite e chego no outro dia 4h30 da manhã para fazer as provas. Eu chego em Araraquara, que é uma cidade próxima, e tenho que esperar até amanhecer. Depois ainda pego outro ônibus até chegar no polo, então tem todo um investimento”, explica. Após terminar as provas, o estudante espera até a noite para embarcar novamente para sua cidade.

Crescimento profissional

Sabe-se que para conquistar espaço no mercado de trabalho é preciso se destacar entre os demais. Para o acadêmico, é importante não se limitar apenas às atividades da faculdade, mas buscar participar de palestras e outros eventos.  “Tudo que dá para participar eu vou. Eu não me limito apenas à faculdade e ao AVA. Fico olhando os eventos relacionados à minha área, participo de projetos, e as pós me ajudaram muito”, afirma.

No início de sua trajetória na Uninter, Allan teve a ideia de criar um grupo no WhatsApp para trocar informações com outros alunos do curso de Geografia. “Hoje nós temos mais de 50 estudantes do curso. Estamos quase todos na mesma turma, alguns já se formaram e outros estão para se formar. Ali a gente troca experiências, encoraja, lembra um ao outro dos prazos das atividades e tira dúvidas”.

Com um semestre concluído do curso, Allan começou a lecionar como estagiário em uma escola, e atualmente dá aulas de geografia de manhã para o primeiro ano de ensino médio, e à noite para o ensino fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além disso, propôs um minicurso para o 4º Encontro Regional de Geografia e para 25ª Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foi aceita no último dia 22. No evento, estará tratando das possibilidades do uso do celular nas aulas de Geografia, bem como o uso de alguns aplicativos.

Nesta segunda-feira (1o), Allan recebeu outra boa notícia. Teve a aprovação de um minicurso que apresentará no SINAGGET  2018 (Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial), que neste ano será sediado na UEL.

Segundo ele, está sendo ótimo poder aplicar o conteúdo que está aprendendo na faculdade. “O que eu penso em conquistar no futuro é estabilidade profissional, e que eu possa apresentar meu currículo e ser aceito em uma vaga onde quer que eu vá nesse chão brasileiro. A gente precisa se esforçar e fazer algo enquanto é novo para ter uma tranquilidade maior no futuro. Essa é a minha expectativa”, conclui.

Curso de Geografia

Atualmente, a Uninter oferece quatro opções de cursos de Geografia a distância, sendo eles Bacharelado, Formação Pedagógica, Licenciatura e Segunda Licenciatura.

Com duração de 3 anos, o bacharelado é destinado para aqueles que desejam atuar como geógrafo, pesquisador, profissional liberal e demais áreas de caráter geográfico. Já para quem deseja lecionar em sala de aula como professor de ensino fundamental e médio, desenvolvendo projetos, cursos e pesquisas, a modalidade é a licenciatura.

O curso de formação pedagógica é para aqueles que já possuem diploma de graduação, e oferece preparação para atuar no sistema educacional das redes públicas e também privadas, enquanto a segunda licenciatura é para profissionais de nível superior que desejam exercer a docência e a pesquisa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *