A educação sexual passa pela escola

O polo de apoio presencial Carlos Gomes da Uninter realizou no dia 27 de agosto um evento em homenagem ao dia mundial da saúde sexual. Buscando responder indagações relacionadas à vida sexual, ocorreram palestras relacionadas aos temas da educação sexual e direitos sexuais, nas quais a proposta era abordar o papel da escola como promotora da educação sexual para todos. A educadora sexual Claudia Bonfim, a sexóloga Néri Mariussi e a intérprete de Libras Fabiola Alves participaram da mesa.

No 4° ano consecutivo de parceria com a Uninter, a professora Claudia Bonfim, responsável da WAS (World Association for Sexual Health) pela região Sul do Brasil, falou sobre os 40 anos de atividade da associação. “A cada ano é um tema diferente. Nesse ano é sobre o bem-estar da saúde sexual, e serão realizadas duas palestras que abordarão a vida sexual da pessoa deficiente”, disse Claudia.

A fala da sexóloga Néri Mariussi foi o momento de tratar da questão de gênero e das dificuldades que o homem e a mulher têm em relação à sexualidade, advindas dos preconceitos de gênero socialmente construídos. Ela explicou sobre a educação sexual da infância até a adolescência, partindo para a vida jovem e posteriormente a maturidade. A sexóloga afirmou que nos dias de hoje as pessoas sabem mais sobre sexo do que sobre a sexualidade.

Além da aprendizagem, a palestra serviu de fonte de pesquisa para os alunos de Pedagogia do polo Carlos Gomes, que estão finalizando a UTA Inclusão. “A pessoa com deficiência também tem os mesmos desejos e sentimentos de uma pessoa dita comum”, relatou Sandra Pietron, aluna do curso.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *