Arraiá online reúne os gaúchos durante a pandemia

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Até quatro meses atrás, ninguém poderia imaginar que as tão aguardadas festas juninas e julinas não poderiam ser celebradas como de costume. Esse ano, não foi possível se reunir para dançar quadrilha, assistir ou participar do famoso casamento caipira, ir em diferentes barraquinhas para jogar e comer comidas típicas, além de outras atividades que adoramos fazer nessa época.

Apesar de não podermos nos encontrar pessoalmente, os polos da Uninter em Porto Alegre e São Jerônimo (RS) tornaram essa comemoração possível, mesmo de longe. Utilizando a plataforma de conferência do Zoom, os participantes interagiram, cantaram, dançaram, jogaram o jogo dos setes erros, da memória, de completar a frase, e também decoraram seu próprio espaço, além de terem se vestido de caipira para entrar no clima da festa.

“A festa junina veio no intuito de minimizar os impactos que estão sendo causados pela pandemia, com interatividade entre polo, gestores, secretaria, orientadores, e nossos alunos”, explica Julia Isquerdo, mentora do projeto e orientadora educacional do polo de São Jerônimo. As famílias dos alunos também puderem participar, e cerca de 30 pessoas estavam presentes na festa.

Como ainda não há previsão de quando poderemos retornar normalmente às atividades, não é excluída a possibilidade de que mais festas como essa aconteçam em outras datas comemorativas, como o Natal, por exemplo.

Para a orientadora educacional das unidades de Porto Alegre Gicele Santos, o trabalho fica mais leve e mais bonito com afetividade, e festas como essa são uma oportunidade para isso. “Esse momento difícil pelo qual estamos passando proporcionou a criatividade, principalmente na área da educação. Foi necessário criar ferramentas, pesquisar, descobrir e conhecer novas tecnologias, para assim poder atender o nosso aluno da melhor forma possível”, diz.

Para saber como foi à festa junina, assista ao vídeo no link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *