Aposta na educação a distância da Uninter levará Adelmo para Dublin

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Qual estudante universitário não gostaria de fazer um intercâmbio? Para muitos brasileiros, estudar em outro país é um sonho. Para Adelmo Sales, aluno de MBA de Administração e Logística da Uninter, este sonho irá se concretizar no próximo dia 21 de junho, quando ela embarcará para Dublin, na Irlanda.

Para entender essa história, voltamos ao ano de 2015, quando ele ingressou na Uninter para cursar Logística na modalidade de educação a distância (EAD). “Para mim, seria muito difícil conciliar o curso presencial com o trabalho, então escolhi a EAD”, conta.

Mas antes de ingressar em um curso EAD, que para ele era uma novidade, foi necessário fazer uma pesquisa. “Comecei a pesquisar e procurar uma universidade em que eu sentisse firmeza”. Foi nesse momento que a Uninter chamou a atenção dele. As grades de conteúdo, a aprovação do MEC, a metodologia de ensino. “Eu vi na Uninter uma segurança para começar a estudar”, diz.

Em 2017, Adelmo se formou tecnólogo em Logistíca e após alguns meses veio a vontade de fazer uma pós-graduação. Novamente ele escolheu a Uninter para esse desafio e, ao final de 2017, iniciou o MBA de Administração e Logística. “Me formei em 2018 e agora em 2019 realizei as últimas provas”, conta Adelmo, que recebeu seu diploma no dia 29 de maio. Ele planeja em breve fazer um outro curso de pós-graduação em Comércio Exterior.

Planejar uma viagem ao exterior não é tarefa simples. É preciso economizar dinheiro, conciliar trabalho e vida familiar. Quando começou a planejar o intercâmbio, Adelmo viu que não seria fácil. “Tive alguns problemas pessoais que acabaram me afetando nesse momento inicial”. Ele chegou a pensar em desistir, mas o apoio de sua esposa foi fundamental para persistir em seu sonho e se matricular no intercâmbio. “Graças ao apoio dela tudo se concretizou”.

Com a viagem muito próxima de ocorrer, expectativas é o que não faltam para o estudante. “As expectativas são altas e acho que quanto mais você investe no seu sonho, mais chances tem de alcançar”. Mas para isso, de acordo com ele, algumas metas devem ser estabelecidas. “Tenho a consciência de que não estou indo apenas por turismo, tenho objetivos para concretizar”.

Assim que chegar em Dublin, ele já começa a estudar no Centre of English Studies (CES). A sua viagem tem como meta a obtenção de um certificado internacional de proficiência em língua inglesa, o Internacional English Language Testing System (IELTS).

O teste é aplicado em várias instituições do Reino Unido e possui duas modalidades: ambiente acadêmico e treinamento geral. O primeiro é requisito para a entrada em universidades, já o segundo é mais abrangente e avalia as habilidades necessárias para viver e trabalhar em países falantes de inglês.

Adelmo está sempre pensando no próximo passo, e por isso gosta de citar uma frase do filósofo chinês Lao Tsé: “Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos”. Sua trajetória é prova de que não ter medo de começar é o primeiro passo para ir longe.

 

Embed HTML not available.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *