Aplicativo GeoGebra facilita o processo de ensino-aprendizagem

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A tecnologia é, mais do que nunca, uma aliada dos profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem. Cada vez mais, o avanço tecnológico permite o desenvolvimento de ferramentas que facilitam o acesso ao conhecimento.

É o caso do GeoGebra, um aplicativo de matemática dinâmica, que combina conceitos de geometria e álgebra. A plataforma permite ensinar e aprender matemática. Além de disponibilizar poderosas ferramentas para explorar as áreas, possui outras para compartilhamento na internet. Por meio dela, é possível criar atividades e compartilhar com os estudantes diretamente pelo aplicativo ou ainda pelo Google Classroom.

“As geometrias planas e espaciais são melhores entendidas quando se tem atividades práticas. Muitas vezes, fica difícil transmitir a teoria, pois é preciso materiais concretos. Com a instituição do Geogebra, ficou possível visualizar os objetos matemáticos pela tela do computador. Além disso, é possível aprender matemática desde o nível fundamental, como números e geometria plana, até o nível superior, como derivadas e integrais”, explica o professor da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter Elzério da Silva Júnior.

O profissional acredita que, independente da área, todos os cursos que possuem o ensino de matemática devem ser pensados de forma a inserir tecnologias digitais em suas grades curriculares. Por isso, Elzério preparou três aulas sobre o aplicativo para a turma de Pedagogia da ESE, realizadas presencialmente nos laboratórios de informática do campus Garcez da Uninter.

A estudante do último período de Pedagogia, Vanessa Pacheco, conta que não conhecia o aplicativo até o contato nas aulas, mas acredita ser uma alternativa interessante, principalmente para prender a atenção dos alunos, que hoje são habituados ao ambiente virtual e têm a possibilidade de sair do ensino tradicional, com uma aprendizagem mais significativa. Além disso, Vanessa diz que é uma forma “diferente e gostosa” de se aprender um conteúdo complexo.

“É uma maneira inovadora de se ensinar conteúdos tradicionais. Se o professor não se apropriar dessas diferentes ferramentas e se manter no tradicional, dificilmente vai conseguir com que a aula seja interessante e significativa para os alunos, logo, não despertando a vontade de aprender”, conclui a graduanda.

“Faz diferença trazer a tecnologia juntamente com a matemática e é possível tornar uma disciplina exata em algo tão dinâmico. Por ser uma disciplina mais fechada, muitas vezes não sabemos como aplicar esses conhecimentos de forma que tenha significado e que seja atrativo aos alunos, com o auxílio de jogos e ferramentas digitais podemos tornar algo possível”, complementa a também aluna de Pedagogia, Amanda Diniz.

No primeiro encontro, o professor apresentou algumas das atividades que podem ser realizadas pelo programa. Já na segunda aula, as estudantes aprenderam a realizar as atividades no GeoGebra. E, para finalizar, praticaram como criar tarefas e disponibilizá-las no Google Sala de Aula.

“Já utilizei o aplicativo uma vez em uma aula de matemática no ensino médio, porém foi com um objetivo específico e não foi possível explorar e ter a dimensão da quantidade de conteúdos que é possível trabalhar. Com as aulas do professor Elzério, foi possível aprender a manusear e ver as diferentes possibilidades. O que mais me chamou atenção foi o fato de o aplicativo poder ser utilizado de várias formas diferentes, com atividades prontas para contribuir com o que o professor já vem trabalhando, ao mesmo tempo em que possibilita o professor criar suas próprias atividades e construir com os alunos”, afirma a estudante de Pedagogia, Alicia Santana.

A acadêmica Nicole Trajumas entrou para a área de educação com o intuito de influenciar positivamente e proporcionar evolução para a vida das pessoas. Acredita que quanto maior o acesso, a praticidade e o alcance das informações, melhor para todos. Para a estudante, é justamente esse o diferencial do GeoGebra.

“Posso desenvolver coisas, mas também posso proporcionar esse aprendizado que tive como forma de ensinamentos para os meus alunos. Quanto mais programas tiverem ao nosso alcance e que forem bons e práticos de compreender, todo mundo vai adquirir melhores conhecimentos, se tiverem acessando plataformas que sejam práticas e, ao mesmo tempo, interessantes, divertidas. No meu caso, fui uma aluna que não tinha muita facilidade com geometria, álgebra, e com os aprendizados que eu tive, facilitou”, explica Nicole.

Amanda acredita que os professores “devem estar preparados para lidar com o ambiente tecnológico”. Por meio observação e experimentação da ferramenta nas aulas, foi possível que as futuras profissionais conhecessem um pouco mais das novas possibilidades.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *