Antenado ao mercado internacional, Gestão Global Trading é nota máxima

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

O curso Tecnologia em Gestão Global Trading:  Negócios, Logística e Finanças Globais é mais um no rol de cursos da Uninter avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

“O desempenho se deve à sinergia na Instituição de Ensino Superior (IES): reitoria, direção da escola, coordenação, tutoria, docentes, Pró-reitoria de Assuntos Institucionais (PRAI) e todos que contribuíram para o alcance deste resultado,” aponta a coordenadora do curso, Angela Cristina Kochinski Tripoli.

No curso, o processo estrutural curricular permite que as atividades interdisciplinares sejam realizadas de forma sistematizada e harmonizada com a estrutura didática, uma vez que são planejadas dentro do contexto de ensino.

Atrelados aos módulos de aprendizagem, a instituição também promove conteúdos complementares de forma gratuita, como o curso de inglês e a oferta da disciplina de Libras. Desta forma, características motivacionais são fortalecidas, respeitando o o ritmo de aprendizagem de cada estudante. “Essas questões serão fundamentais no ato da construção do conhecimento”, afirma a coordenadora.

Com esse preparo profissional, os estudantes têm acesso imediato às oportunidades de trabalho. Com domínio das técnicas e métodos inovadores atrelados à tecnologia, o prestador de serviços pode encontrar soluções tecnológicas diferenciadas, bem como criar um ambiente logístico planejado para receber e executar todas as tarefas de uma rotina logística internacional. Como destaque, o aluno tem acesso às aulas inaugurais, professores em atuação em campo, uma matriz curricular flexível de acordo com a regionalidade e a realidade local. Também é possível definir a escolha na área de atuação.

O aluno do polo da Uninter em Pinhais no Paraná, Alceu Pereira Filho, está em seu último período e irá concluir sua formação em abril deste ano. A coordenadora que já conhecia o aluno de outra instituição, indicou que iniciasse os estudos nesta área, onde foi possível ampliar o direcionamento profissional, facilitando as tarefas diárias exigidas em sua função no ambiente de trabalho.

“Eu sempre gostei da área comercial. E a predisposição em ajudar sempre que necessário, a disponibilidade da equipe de suporte são um diferencial e não tem como não mencionar a equipe de professores altamente qualificada que fazem a diferença na formação.”

Esta é a segunda graduação de Alceu, que já é formado em Letras – Inglês na Universidade Federal no Paraná (UFPR) em 2004 e Letras Alemão em 2022. Também realizou sua Especialização em Tradução pela PUC-PR em 2007. Atualmente é professor de língua inglesa na rede estadual de educação do Paraná. E no ano passado, coordenou o Programa Inglês Paraná, um projeto da Secretaria de Educação, atendendo 800 mil alunos.

Em sua carreira, o estudante atuou na área de importação e exportação como intérprete e tradutor. Com a profissionalização, garantiu a oportunidade de compreender todo o processo, trazendo benefícios financeiros como resultado da sua dedicação.

A inovação tecnológica promove ao aluno a possibilidade de comunicar-se com tutores e professores, facilitando o processo de aprendizado. E isso é percebido na prática pelos estudantes. “Gostaria de parabenizar toda a equipe da coordenação, equipe de apoio dentro da plataforma, e também o apoio do polo, que sempre foi solícito e procurou me atender da melhor maneira”, destaca Alceu.

Preparação Nacional e Internacional

As características do curso foram essenciais para o aprendizado do aluno. Apesar ser fluente na língua inglesa, o diálogo das aulas com os termos técnicos utilizados deste mercado facilitou a compreensão de todo o método aplicado.

“Todas as disciplinas foram de extrema importância, mas aquelas voltadas para rotinas e documentação de importação e exportação foram as que mais somaram para mim”, afirma o aluno. Focado em seus objetivos, o projeto é de continuar no caminho da educação, aprendendo para aplicar a didática com seus alunos o poder do ensino atrelado à tecnologia.

As habilidades gerenciais que são desenvolvidas no decorrer da aprendizagem são baseadas nas características culturais, financeiras, econômicas, de documentação e normas legais sobre a legislação aduaneira. Além disso, as características geográficas dos atores da negociação também são analisadas. Trabalhando os cálculos necessários e utilizando da tecnologia como parceira, a apuração das informações para gerar estatísticas por meio de indicadores financeiros, facilita o processo de formular preços e custos para o comércio exterior, compreendendo também os tributos, taxas e impostos do local.

Outro objetivo da graduação é a possibilidade de gerenciar procedimentos e analisar custos alfandegários de acordo com o livre comércio e com o regime especial. Gerenciar entradas e saídas financeiras de ou para o exterior, com conhecimento prático de normas e leis do mercado internacional e cambial.

Para Angela, o processo de construção e melhoria contínua foram essenciais para o resultado. “Me sinto feliz e honrada, visto que coordeno o curso desde que foi pensado, é extremamente recompensador é gratificante ter o curso avaliado com a nota máxima.  Sinal que valeu todo esforço, empenho e dedicação.”

Os profissionais formados no curso terão oportunidades nos cargos de gestão internacional e coordenação de atividades de importação e exportação. Bem como atuar nos cargos de assessoria, corretor de câmbio e seguros internacionais, despachante aduaneiro e também em companhias que atuem com o gerenciamento logístico de embarcações. Podendo atuar no Brasil ou no exterior, como profissional que desenvolve estratégias nos projetos logísticos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *