Professor retrata personalidades em pintura a óleo

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Quando criança, o artista plástico André Luiz Santos morava ao lado da Catedral Basílica Menor de Curitiba, na Praça Tiradentes. Ali, sua infância foi marcada pela imagem arcebispo Dom Pedro Antonio Marchetti Fedalto, que costumava rezar as missas e conduzir os ritos dos cristãos na catedral.

Dom Pedro Fedalto foi empossado como arcebispo em 28 de fevereiro de 1971. O religioso inaugurou 74 novas paróquias e ordenou 74 padres diocesanos. Além disso, adquiriu cerca de mil terrenos para construção de novas obras de evangelização e descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais. Com o lema episcopal “A verdade na caridade”, o sacerdote idealizou novas pastorais e acolheu movimentos católicos. Após completar 75 anos, em 2004, redigiu uma carta à Santa Fé pedindo o seu desligamento do cargo de Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

A trajetória do arcebispo emérito inspirou o menino que cresceu ao lado da catedral com sonho de ser artista. André Luiz, que é professor dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais da Uninter, decidiu incluí-lo na lista de personalidades retratadas em pintura a óleo.

“Vi o quanto ele (Dom Pedro Fedalto) esteve atrelado à caridade, gesto tão caro na nossa sociedade. Quando vi a homenagem que a prefeitura de Curitiba fez em seu 96° ano de vida (em 11 de agosto de 2022), liguei para o prefeito Rafael Greca e comentei a ideia de lhe presentearmos com um retrato. O prefeito gostou e ajudou para que o evento da entrega ocorresse”, relata o artista.

Aos 96 anos, o arcebispo recebeu a pintura em mãos no dia 24 de janeiro de 2022, no Seminário Arquidiocesano São José de Orleans, local em que vive. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, também participou da formalidade com a coordenadora de cerimonial da prefeitura Isa Piá de Andrade e o assessor político Lucas Navarro de Souza.

“No dia da entrega, pude ver o quão lúcido e generoso está o arcebispo Dom Pedro Fedalto, e a generosidade do prefeito em divulgar meu trabalho”, relata o professor.

Outros retratos

Desde 2002, Santos vem se aprimorando na produção de retratos à óleo sobre tela, ofício que no início do século XX era bem comum na capital paranaense, mas que perdeu espaço com a popularização da fotografia e a expansão da arte moderna.

As principais referências do artista são Alfredo Andersen, Theodoro de Bona, Antonio Macedo, e seu amigo, Vilmar Lopes, que marcou a arte no estado do Paraná com o gênero retrato.

“Espero um dia estar à altura destes fantásticos mestres”, conclui o docente.

Atualmente, quadros de autoria de Santos, estão em acervos como Museu paranaense, com o retrato de Agostinho Hermelino de Leão (1834-1901),  presidente da província do Paraná; no Museu da Medicina do Paraná com retratos do Dom João Bosco; Dom Carmo (1815-1888); Monsenhor Mario Sergio Bittencourt, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, e da advogada Wanessa Portugal (1978-2019). Além destes, o Tribunal de Justiça do Paraná conta com retrato do ex-presidente e desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

O artista também retratou em quadros, políticos e figuras ilustres do estado do Paraná, como o prefeito Rafael Greca e sua esposa, Margarita Sansone, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e do seu avô e ex-governador, Paulo Pimentel, entre outros.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Lucas Navarro de Souza/Prefeitura de Curitiba


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *