ESPECIAL ENFOC

Ambiente político se destaca em pesquisas

Trabalhos apresentados por alunos de graduação, mestrado e doutorado, e também por pesquisadores já formados nas suas respectivas áreas, movimentaram o ENFOC 2018 (Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico), que ocorreu em novembro passado no campus Garcez da Uninter, em Curitiba (PR).

Em ano de eleição, grupos de trabalho (GTs) que abordaram temas do universo da política tiveram participação expressiva no evento. Exemplo disso foi o GT de Estudos Políticos, que discutiu as estratégias de comunicação dos candidatos à presidência da república, com atenção especial dedicada ao uso das redes sociais.

Outro GT que tratou de política foi o de Teoria e História da Jurisdição, que teve a coordenação do professor Doacir Gonçalves, docente do Mestrado Acadêmico de Direito da Uninter.

Doacir relata que os dois grupos de trabalho fazem parte da mesma linha de pesquisa, que é voltada para estudos sobre o ambiente político. “No GT Teoria e História da Jurisdição encontram-se assuntos que procuram nortear a pesquisa entre o campo político e o campo jurídico. Já no GT Estudos Políticos pesquisamos como a mídia é utilizada no âmbito político”.

Para ele, a qualidade dos materiais foi muito boa, pois foram apresentados trabalhos oriundos de pesquisas aprofundadas, feitas não somente por estudantes, mas também por profissionais formados que já têm uma trajetória significativa como pesquisadores.

“O conjunto dos trabalhos contempla pesquisas de alunos da nossa universidade e de outras instituições, mas também há trabalhos de pesquisadores já com títulos de mestres e doutores. A qualidade dos dois GTs foi de alto nível”, finaliza o coordenador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *