MÍDIA

A eleição que caiu na rede

As eleições presidenciais de 2018 no Brasil foram bastante turbulentas. Milhões de pessoas utilizaram as redes sociais para expor suas opiniões, gerando debates acalorados. Neste cenário, os candidatos também tiveram de aderir às novas mídias, pois sem as redes sociais eles perderiam uma valiosa oportunidade de contato com o eleitorado.

O Twitter, por exemplo, foi muito utilizado para debater opiniões políticas, e até mesmo para apresentar as propostas que cada um tinha para governar o Brasil. Doacir Gonçalves de Quadros, professor dos cursos de Ciência Política e de Direito da Uninter, e o cientista político Romer Mottinha Santos, apresentaram um artigo no ENFOC com uma pesquisa sobre o uso do perfil dos presidenciáveis nesta rede social. O artigo apresentado levou o título “O perfil dos presidenciáveis no Twitter e as #hashtags nas Eleições 2018”.

Romer destacou a necessidade de se pesquisar sobre a comunicação nas redes sociais em vista da transição vivenciada atualmente pelo jornalismo, que migrou dos veículos impressos para o mundo online. “A utilização das mídias sociais pelos candidatos é ampla, não apenas em períodos de campanha eleitoral, mas no cotidiano da política”, ressalta o pesquisador.

O levantamento feito pelos pesquisadores foi dividido em duas etapas: na primeira, eles avaliaram como os candidatos utilizavam a rede social e quantas vezes eles publicavam no Twitter. Já na segunda etapa, o objetivo foi avaliar a criação de legitimidade por meio do uso das hashtags, mensurada a partir da frequência de compartilhamento pelos internautas.

Por fim, Romer, que é egresso do curso de Ciência Política da Uninter, ressaltou a importância do evento para seu processo de formação como pesquisador: “O ENFOC contribuiu desde minha primeira participação na graduação, para desenvolver meu TCC, para participar de eventos científicos externos e também para desenvolver um projeto de dissertação para ingressar no mestrado”, concluiu.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Facebook Romer Mottinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *