Alunos e professores da UNINTER participam de evento de Direito

Nos dias 27 e 28 de abril, alunos do curso de Direito, do Centro Universitário Internacional UNINTER e das universidades Federal do Paraná e TUIUTI, assistiram ao Seminário Estado, Poder, Jurisdição: crítica, história e perspectivas, realizado no auditório do Campus Tiradentes da UNINTER.
O início do evento foi marcado pelo lançamento do livro Como os juristas viam o mundo, de Antônio Manuel Hespanha. Na sequência, foram apresentadas duas palestras. A primeira com os professores Antônio Manuel Hespanha, André Peixoto de Souza e Ricardo Marcelo Fonseca, sobre o tema Crítica do Direito à luz da História. A segunda palestra da noite trouxe para discussão Questões contemporâneas – críticas ao Direito, com os professores Rui Carlo Dissenha, Mário Luiz Ramidoff e Tatiana Lorenci. Os palestrantes falaram sobre os estados, poderes e jurisdições, constituição e controle das leis, reorganização da justiça, produção de provas e formas de investigação.
Na manhã do dia 28, os professores André Peixoto de Souza e Doacir Gonçalves de Quadros deram início a discussão sobre as condições de moradia dos habitantes da Vila de São Miguel, em Paranaguá. Para Quadros, o principal objetivo dessa pesquisa é acompanhar e identificar a organização política na Vila de São Miguel, uma pequena comunidade localizada em Paranaguá. Já Souza, considerou o seminário como uma forma de prestação de contas do projeto de mestrado. “São cinco projetos de pesquisa que estão envolvidos nesse processo, sendo que mais de 60 alunos participam de toda a pesquisa. É de suma importância a participação dos alunos nesses projetos de pesquisa”.
Para dar continuidade as apresentações do dia, a professora Andreza Baggio falou sobre o direito do consumidor. Andreza mostrou como o judiciário atua em questões que envolvem educação, saúde e moradia, que não seriam dever do judiciário fiscalizar.
Ainda no dia 28, o evento da noite contou com uma mesa de palestrantes composta por Ricardo Marcelo Fonseca, Celso Luiz Ludwig e Estefânia Queiroz Barbosa. Vários foram os assuntos abordados, incluindo jurisdição constitucional e a utilização dos precedentes para possibilidade de igualdade e segurança jurídica.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *