Alunos da Uninter conquistam o mundo e dão dicas para quem quer fazer o mesmo

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Foi quando deu seu primeiro passo em outro continente que Luisa Gonçalves percebeu que sua experiência seria única. Em setembro de 2019, a aluna do curso de Relações Internacionais da Uninter pisava em Málaga, a mais de 8 mil km de distância do seu polo em Marília (SP). Ela já havia feito outro intercâmbio, no ensino médio, mas não precisou de muito tempo na Espanha para saber que “esse seria completamente diferente, não só pelo país de destino, mas pela experiência em geral”.

Luisa logo viu que as possibilidades de fazer amigos do mundo todo e de se tornar uma embaixadora da cultura brasileira estavam ao alcance da mão. Além disso, ela iria aprender com professores excepcionais, conhecer a cultura espanhola, crescer e ganhar uma perspectiva diferente de mundo. A aluna desfrutou, em um semestre acadêmico, de uma experiência que enriqueceu muito sua vida estudantil. “A gente aprende a viver com a própria companhia, encontra um jeito de aproveitar cada momento e conhece o mundo com outros olhos”.

Assim como Luisa, outros 110 alunos da Uninter já viveram a experiência do intercâmbio. Seja na graduação, mestrado ou para o estudo de um outro idioma, desde 2006 a instituição já enviou alunos para 10 países:  Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, França e Estados Unidos.

Zenia Souza é aluna de Secretariado Executivo, ela esteve no Chile e conta que a experiência lhe proporcionou grandes aprendizados. “A imersão é uma forma muito eficiente de aprender um novo idioma. Ter a oportunidade de conhecer pessoas locais e de outros lugares do mundo foi enriquecedor e de extrema importância para a minha formação”, afirma.

O contato com outras culturas também foi um dos pontos mais marcantes para Adriana Rodrigues, que cursou Administração em Portugal. “Sem dúvida, a convivência com etnias tão diferentes, como portugueses, espanhóis, italianos, bielorrussos, turcos e angolanos foi o maior desafio, mas me permitiu uma troca incrível”, relata a aluna.

Ela diz ter se surpreendido com a qualidade dos professores que encontrou. “A metodologia de aula também é bastante semelhante a nossa, o diferencial realmente foi o profissional à frente da aula e suas experiências de mercados mundiais”.

Quatro opções de intercâmbio

Desde 2017, o responsável por possibilitar essa experiência aos alunos é o Departamento de Internacionalização, sob a coordenação de Sidney do Carmo Ferreira de Lara. Através de convênios com 28 universidades, são oferecidas oportunidades para os alunos de todos os cursos e modalidades.

“Através destes convênios criamos redes para possibilitar essa troca de conhecimento que pode alcançar alunos de qualquer curso. Cabe ao aluno e ao coordenador de curso analisar as particularidades, disciplinas e linhas de pesquisa que mais se adequem a cada caso”, afirma Sidney.

O setor oferece 4 programas para quem tem interesse em estudar fora do país:

  • Intercâmbio Bolsa Ibero-americana: o programa em parceria com o Banco Santander oferece bolsas para estudantes de graduação. Neste ano serão 10 alunos contemplados com bolsas no valor de R$ 300,00 por 12 meses para estudar em uma universidade estrangeira.
  • Intercâmbio Mestrado Uninter: ofertado para alunos do mestrado, disponibilizam-se duas bolsas (uma por semestre) no valor de 1.800 euros, passagens aéreas, traslados e seguro viagem.
  • Intercâmbio Uninter: programa ofertado para alunos de graduação. Nesta modalidade a instituição arca com os custos da burocracia acadêmica e o aluno deverá arcar com os custos da viagem.
  • Intercâmbio de Idiomas: oportunidade para aperfeiçoar o nível de inglês ou espanhol. Indicado tanto para aqueles que têm o nível básico, como para os mais avançados. Disponibilizado no período de férias.

Para mais detalhes, acesse o site Internacionalização Uninter.

Como se preparar para um intercâmbio

“A experiência foi fantástica, às vezes eu acordo à noite achando ainda que estou lá”, foi o que disse Darlene da Silva Baia de Oliveira ao se referir a sua estada em Portugal, para cursar Artes Visuais.

Mas quem pensa em se aventurar nos estudos em terras estrangeiras precisa saber que nem tudo são flores, pois muitos desafios e dificuldades terão de ser superados. Sidney acredita que um planejamento antes de iniciar a viagem pode ajudar. “Não basta apenas fazer a inscrição, participar do processo seletivo e ser aprovado. Enquanto isso, o aluno intercambista precisa ir se preparando”, adverte.

Planejamento financeiro, estudo do idioma e busca por moradia, tudo precisa ser traçado antes da partida do Brasil. E para isso, algumas dicas podem ajudar.

Felipe Mendes Castro, do curso de Relações Internacionais, esteve no México. Ele conta que o intercâmbio não só foi a sua primeira viagem de avião como também trouxe inúmeras novas experiências, a começar pela cultura mexicana e sua culinária. “No dia 7 fevereiro, tive uma intoxicação alimentar muito forte e a partir deste dia aprendi a moderar o nível de tempero e a nivelar toda a experiência gastronômica do país”, relata.

Sobre isso, o coordenador do departamento de internacionalização faz algumas advertências. “Procure estudar um pouco a cultura do país onde você está indo. A cultura do México ou da Europa é diferente da nossa, então é preciso pesquisar um pouco antes, tentar conhecer um pouco mais os costumes”.

Engana-se quem pensa que só os aventureiros de primeira viagem encontram problemas. A própria Luisa, que já tinha experiência em estudar fora, relatou uma situação difícil logo em seu primeiro dia: a moradia que ela havia selecionado previamente pela internet estava ocupada.

“Foi um problemão, tive que cruzar a cidade buscando outro lugar pra morar e precisei da ajuda de outra intercambista que havia passado pela mesma situação”, relata a jovem. Ela deixa uma dica para quem precisa buscar moradia: “Acredito que a melhor maneira de encontrar um lugar de forma segura é através de pessoas que estão voltando do intercâmbio e postam anúncios em grupos de WhatsApp e Facebook, fica mais fácil fazer perguntas e saber como é o local”.

Luisa acabou morando em um apartamento com 5 estudantes de outros países – Argentina, México, França e Itália. Quem também optou por conviver diretamente com pessoas de culturas diferentes foi Darlene, que morou em um alojamento: “Eram 34 pessoas de vários países e culturas diferentes”, relata.

Outros estudantes escolhem permanecer em acomodações do Airbnb ou em casas de família, como Cintia Carolina de Morais, aluna de Administração que esteve no Chile: “A família que me recebeu foi super carinhosa comigo, me senti muito amada, me senti em casa”, conta Cintia.

Independente do tipo de moradia, o deslocamento para a universidade e outras atividades do dia a dia será constante. Com muitas coisas para conhecer na cidade, é importante ficar ligado nos descontos que podem existir em algumas cidades para estudantes utilizarem o transporte público.

Planejamento financeiro

Sidney chama atenção para o planejamento financeiro. “O dinheiro recebido através da bolsa é uma boa ajuda de custo, mas dificilmente irá cobrir todos os gastos da experiência”, lembra. Ele reforça que o intercâmbio não é um roteiro de viagem, nele o aluno tem compromissos com a instituição, mas que a parte cultural também é muito importante.

“Você terá aulas de segunda a sexta-feira, mas as opções de atividades e viagens nos fins de semana podem ser aproveitadas, então não deixe de viver essas experiências por um mal planejamento financeiro ou falta do domínio de outro idioma, esteja preparado”, aconselha.

A aluna de Jornalismo que esteve na Espanha no segundo semestre de 2019, Jucelene Lopes também dá sua dicas. “Fique atento aos dias de visitação gratuita. A maioria dos museus e monumentos oferece dias de entrada gratuita para todo público. Inclusive, muitos lugares não cobram entrada de estudantes, independente de dia e hora. Essas informações são facilmente encontradas no site oficial do local que se pretende visitar”.

Jucelene ainda aconselha que os alunos aproveitem a oportunidade única. “Conheça cada canto da cidade, leve um bom celular, com memória e câmera boas, o risco de você ser assaltado é muito baixo, mas não se esqueça de deixar o aplicativo Google Fotos ativado para salvar seus registros”.

A volta para casa certamente estará carregada de registros e boas recordações, mas os alunos também trazem na bagagem um grande diferencial. Luisa é prova disso, a aluna que está em seu último ano de curso, já colheu frutos do que viveu em Málaga. Recentemente foi contratada por uma empresa que está expandindo seus negócios no território europeu, e o espanhol foi seu grande diferencial.

Por fim, ela deixa uma última dica para quem está iniciando esta jornada: “Aproveite muito! Aproveite cada segundo, viaje bastante, coma bastante e faça muitos amigos. Afinal, o que fica são as experiências, não é?”

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *