Alunas da Uninter conquistam os primeiros lugares em concurso de Nova Mutum, no Mato Grosso

Autor: Igor Carvalho Horbach - Estagiário de Jornalismo CNU

Antonia conquistou a vaga de pedagoga em Nova Mutum

Ser efetivado em um concurso público, seja ele municipal ou estadual é um sonho de muitos brasileiros. Contudo, são inúmeras as dificuldades que atormentam os estudantes e profissionais que se imaginam ocupando os cargos públicos e fazendo a diferença na comunidade. Para  quem tem esse sonho, é preciso estar preparado e aguardar a abertura de processo seletivo, sendo que a maioria deles ocorrem com uma janela mínima de 6 a 10 anos.  É quase um jogo de sorte ou azar, mas que depende também de muito estudo e dedicação.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Nova Mutum (MT), a 242km da capital Cuiabá, realizou mais um concurso público da cidade no dia 02 de abril. Com preparo e dedicação, duas alunas Uninter se destacaram por terem passado nas primeiras vagas: Antonia Gleiva e Celma Rita foram classificadas para os cargos de Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, respectivamente.

Antonia é natural do Maranhã e reside na cidade há 7 anos. Passou muita dificuldade entre casamentos que não deram certo, as adversidades de ser mãe de criança especial, outros cursos de graduação que sempre quis fazer, mas nunca conseguiu e principalmente, problemas financeiros. Chegou a trabalhar como faxineira doméstica para pagar as mensalidades.

Mãe de 3 filhos, Antonia tentou realizar outros cursos de graduação como Enfermagem, mas devido às turbulências da vida, acabou não concluindo a faculdade e mudou-se para o Mato Grosso alguns anos depois. Inicialmente, gostaria de ter cursado Letras, porém, a partir de um conselho de amiga, acabou optando por Pedagogia.

Nesse meio tempo, Antonia acabou tendo oportunidades de exercer a profissão como auxiliar de sala, onde se apaixonou pela pedagogia. Quanto aos concursos, ela salienta que realizou diversas provas, mas a maioria não chegou a se classificar. Neste ano, passou em 13º lugar no concurso do município. “Estou muito feliz, vejo que todo o esforço que eu fiz foi válido”. A pedagoga também destaca como ponto positivo a estabilidade possibilitada pelo concurso, situação diferente de outros contratos de trabalho em que ela atuava. “Sempre ficamos na incerteza de como vai ser o próximo ano. Agora eu posso dormir tranquila” conta ela.

Para alcançar esse resultado, foi preciso investir na rotina de estudos. Mesmo com os filhos e com dificuldades financeiras, estudava constantemente para as provas nos momentos vagos que possuía, como quando os filhos dormiam. “Você tem que ter mais vontade de estudar do que de passar no concurso, porque você só passa, se estudar”

Antonia já foi nomeada no começo deste mês e, para a estudante e nova servidora pública, não existe idade para estudar e correr atrás dos sonhos. “Nunca é tarde para começar. Estou com 44 anos, terminei a faculdade há pouco mais de um ano e já estou concursada. É assim, um passinho de cada vez. O importante é não desistir”.

A persistência na dedicação para os estudos mesmo com a rotina cansativa também se destaca na trajetória de Celma Rita da Silva. A aluna de Tecnologia em Gestão de Saúde Pública é casada e tem três filhos. Além dos serviços de casa e dos cuidados com a família, precisava conciliar os estudos com o trabalho CLT. “Às vezes dá vontade de desistir, mas nessas horas temos que lembrar do nosso objetivo. Outras vezes  temos que deixar de dar atenção para família para poder estudar”

Celma já trabalhava na gestão municipal, mas em outra forma de contrato de trabalho. Com o sonho de cursar o ensino superior, foi durante uma pesquisa de profissões que ela se identificou com a saúde pública e ingresso na graduação. Hoje, ela celebra os resultados dessa trajetória. “É muito bom (estar concursada), ter uma estabilidade.”

A recém concursada cita que “a força de vontade, foco e confiança em si próprio e acreditar que tudo tem a sua hora” é o que pode mudar a realidade de muitos concurseiros.

As duas histórias das profissionais que precisam conciliar múltiplas atividades com a preparação para o concurso demonstram a importância da flexibilidade oferecida pelo EAD. A orientadora pedagógica do polo,  Doroteia, trabalha na Uninter desde 2010 e tem observado como o ensino oferecido pela instituição contribuiu para o sucesso profissional dos alunos, com várias aprovações em concursos públicos. “Essa metodologia está em crescimento. A tecnologia e a praticidade, hoje, estão em primeiro lugar em quase todas as casas de concurseiros.”

A Uninter possui diversos cursos preparatórios de concursos públicos, incluindo para Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, além de muitas outras especialidades que estão disponíveis aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach - Estagiário de Jornalismo CNU
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *