Aluna de Jornalismo tem artigo publicado pela revista Alter jor da USP

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Ao longo do curso de Jornalismo, os futuros profissionais passam por diversas experiências que possibilitam a experimentação de diversas áreas para que, assim, possam escolher qual seguir. Entre as opções, estão: televisão, rádio, web e a nem tão convencional área de pesquisa, que vem despertando o interesse e chamando a atenção de muitos acadêmicos.

Esse é o caso de Denise Becker, aluna do 4º período do curso de Jornalismo da UNINTER, que direciona seus passos para o caminho exploratório. ‘’Sempre gostei da área de pesquisa, mas não possuía muita noção de como funcionava. Fui compreender esse mundo com ajuda dos professores da UNINTER’’, explica.

A aluna, que teve seu primeiro artigo publicado pela revista Alter jor da Universidade de São Paulo (USP), conta que seu tema de pesquisa chamou a atenção por ser se tratar de um assunto inédito na área.

‘’O objeto da minha pesquisa foi o site Huffpost Brasil, escolhido pela característica do trabalho que eles realizam, que é o jornalismo de curadoria, um estilo que surgiu recentemente. A literatura sobre o assunto ainda é pequena, inclusive, para escrever o meu artigo, tive que traduzir um livro de um autor americano’’, comenta.

Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo da UNINTER e orientador do artigo, explica que o site Huffpost Brasil, propõe um tipo de jornalismo diferente daquele que encontramos nos grandes meios de comunicação. ‘’O artigo da Denise é uma análise crítica. Ela verificou que a maior parte dos conteúdos publicados no site é resultado do que eles chamam de curadoria, que são recortes de notícias de outros veículos de comunicação’’, diz.

A estudante conta ter ficado contente e, ao mesmo tempo, surpresa pela revista ter publicado seu material. ‘’Geralmente, as pessoas que enviam artigos para a Alter jor, já possuem até doutorado e não imaginei que aceitariam o de uma aluna. Me sinto prestigiada por, ainda como uma aprendiz na pesquisa, já possuir um artigo publicado em uma revista tão importante’’, finaliza Denise.

O artigo pode ser lido pelo link: http://revistas.usp.br/alterjor/article/view/121260/118329

Edição: Andressa da Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *