Aduana estende seu controle do litoral às fronteiras

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

O Brasil tem mais de 16 mil quilômetros de fronteira terrestre e 8 mil de costa marítima, por onde passam os produtos comercializados com outros países. Em 2016, a Aduana brasileira desembaraçou mais de 3,58 milhões de declarações de comércio exterior. Porém, uma parte das transações comerciais com outros países acontecem à revelia da lei.

Por isso, também cabe ao órgão atuar no combate à evasão fiscal, ao contrabando, descaminho, pirataria e tráfico de drogas e animais. Ao longo do ano passado foram realizadas 2.345 operações de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho, atividades que visam prevenir ilícitos. Os dados são do Balanço Aduaneiro da Receita Federal.

Que tal conhecer as atividades desempenhadas pela Receita Federal no combate aos ilícitos tributários e aduaneiros? E ainda saber tudo sobre a importância da conformidade aduaneira e o seu reflexo na agilidade, redução de gastos com logística, tributos e multas, contrabando e o descaminho.

O curso de Comércio Exterior da Uninter realizará às 19 horas do dia 31 de agosto a palestra “Aduana Brasileira”, no auditório do campus Tiradentes da instituição, em Curitiba. Os palestrantes serão a auditora da Receita Federal Nivia Maria Bezerra e o chefe da Divisão de Operações Aéreas da Receita Federal, Ricardo La Cava.

“É um momento único para alunos de Comércio Exterior, visto que virão profissionais atuantes da Receita Federal fazer as palestras. Meu intuito é desenvolver profissionais conscientes sobre a importância da conformidade aduaneira em um mercado cada vez mais competitivo e atuante”, diz a coordenadora do curso, Angela Kochinski Tripoli.

O evento é gratuito com transmissão ao vivo no canal da Uninter no YouTube. Os alunos da instituição receberão certificado de 4 horas complementares.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *