Acessibilidade: um novo mercado para engenheiros e gestores públicos

Atualmente, a acessibilidade não é mais um charme ou um detalhe, mas parte da adequação da cidade, pois é básico que os serviços e espaços urbanos sejam utilizados de forma plena por qualquer cidadão.

Para expandir a noção de mercado para futuros engenheiros e gestores públicos, a Escola Superior Politécnica, sob direção do professor Neil Carvalho, e a Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, sob direção da professora Débora Veneral, da UNINTER, organizaram a palestra Acessibilidade: Um oceano azul de oportunidades.

A conversa aconteceu no dia 04 de agosto e foi transmitida para todo o Brasil. Na oportunidade, o palestrante Sérgio Yamawaki, engenheiro e presidente da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), falou com os alunos de todo o Brasil.

“Na área da acessibilidade praticamente inexistem profissionais. É uma área simples, fácil de aprender e que pode se tornar um mar de oportunidades para o profissional que escolher seguir por esse caminho, além de promover mudanças significativas para a realidade do meio urbano e social”, comenta Yamawaki.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Apesar disso e da legislação criada para sustentar a inclusão dessas pessoas, as cidades ainda apresentam soluções insuficientes para suprirem as necessidades dessa parcela da população.

Neste sentido, o palestrante destaca que os gestores públicos são os profissionais que podem direcionar projetos de forma a atenderem a demanda da população. “Uma ideia nova, feita de forma inclusiva e acessível aumenta cerca de 1% o valor de uma obra. Já a reforma de calçadas, por exemplo, a nível municipal é um gasto estrondoso”, ressalta Yamawaki, sobre a importância da união do gestor público ao engenheiro, no âmbito da acessibilidade.

Ainda de acordo com Yamawaki, o primeiro passo para mudar essa realidade é a conscientização: “Se os profissionais de todas as áreas, principalmente das engenharias, souberem a importância da acessibilidade, teremos um progresso muito maior em direção à melhoria dos ambientes públicos”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *