A Química da teoria à prática acontece via satélite às sextas-feiras

Autor: Luciane de Godoi*

Que a equipe das Exatas Uninter têm inovado e se superado a cada dia, toda a Escola Superior de Educação já sabe. A começar pelo programa semanal Sextou nas Exatas, que, em mais uma edição, com uma nova proposta em parceria com os professores da Escola Politécnica, vem aumentando a audiência com a apresentação de conteúdos de matemática e cálculo para os alunos das Exatas e das Engenharias.

Na última sexta feira (11.jun.2021) a equipe do curso de Química fechou com chave de ouro mais uma aula da série “Experimentos práticos de Química”, no horário das 19h às 22h, com transmissão ao vivo do estúdio das Araucárias, em Curitiba (PR), para todo o Brasil. Os professores Eduardo Moraes Araujo e Luciane de Godoi abrilhantaram a noite com mais um show de conhecimento nas aulas práticas voltadas para a química analítica e a eletroquímica.

Primeiramente, o professor Eduardo apresentou conceitos básicos de estequiometria aplicada à análise titulométrica de neutralização ácido-base. Ao analisar uma amostra de vinagre, provou que a concentração apresentada na embalagem dos produtos que comparamos no mercado pode ser testada e comprovada por meio dos conteúdos e cálculos aprendidos nas aulas de química analítica quantitativa, cujo conteúdo programático é um dos carros chefe da química e essencial para a formação do químico, que pretende atuar em um laboratório ou preparar aulas práticas para seus futuros alunos no ensino de química.

No segundo bloco foi abordado conteúdos de pilhas e eletrólise, muito bem embasado pelo professor Eduardo, com mediação da professora Luciane, que prontamente deu suporte ao professor Eduardo, repassando as perguntas dos alunos, além dos inúmeros elogios à dupla de professores.

No terceiro bloco foi apresentada a “Pilha de Daniell”, que é verdadeiramente um clássico das aulas de eletroquímica. Então os alunos puderam presenciar a química acontecendo ao vivo e em cores.

No chat, a professora Luciane respondeu a muitas das perguntas dos alunos e pôde anotar alguns elogios aos professores e à Uninter, dentre os quais, pode os comentários dos alunos:

Luiz Rodrigo Menha Floriano: “Estou amando as aulas do professor Eduardo. Os módulos que ele ministrou ano passado eu assisti duas vezes. Parabéns!!!”.

Cinthia Viviane Corrêa: “ mas adoro as aulas do prof Eduardo… sao ótimas… a dupla na verdade”.

Thayanne Kesllen Silva de Araujo: “Que legal ver a pilha de Daniell de verdade??”

Nillo Alves Rodrigues: “o nosso curso esta muito além do esperado por ser uma EAD”.

Marcio Rodrigues Barbosa: “realmente a Uninter e diferenciada”.

Milene Alves Bizarria de Lima Mariano: “tenho orgulho de me formar na Uninter […] e ter vcs como professores”.

Nayanne dos Santos Alves: “já quero usar meu laboratório pra fazer experimentos rsrs”.

Luzrege Lima de Jeus: “uma excelente aula”.

Certamente, foi mais uma noite brilhante e ao encerrar as atividades os professores tiveram aquela sensação de dever cumprido e mais um dia vencido. De acordo com a equipe do estúdio, as participações contabilizaram 270 participações ao vivo, pela ferramenta Reuni, além das participações pelo YouTube e Facebook.

E as novidades não param por aí. Nos dias 14, 15 e 16 de junho aconteceu a primeira semana acadêmica do curso de Química, que contou com a participação de professores externos e de um dos conselheiros do Conselho Federal de Química, abordou a atuação do químico no mercado de trabalho, além de palestras sobre empreendedorismo científico e muito mais!

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luciane de Godoi*


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *