A preservação ambiental na pauta do turismo

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

Young beautiful girl posing on the edge of the slope on a background of lake

Para o sociólogo suíço Jost Krippendorf, “o ser humano não nasceu turista, mas sua curiosidade e a necessidade de mobilidade o fizeram um viajante buscando em um primeiro momento desbravar, descobrir e aprender, para que, em uma fase mais recente, buscasse o lazer, a fuga do massificante dia a dia de trabalho e da monotonia do cotidiano”.

Renata Klos, mestre em gestão urbana com especialização em turismo, cita o autor suíço ao abordar o encontro entre o indivíduo e o meio, assim como a importância da preservação do ambiente para o turismo. Antes de ser espaço turístico, o espaço é geográfico.

O bom planejamento turístico busca o equilíbrio entre atender as necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais de modo a não comprometer o futuro das próximas gerações. A retomada do turismo pós-pandemia e até mesmo a realização de eventos como a COP-26, no mês de novembro, em Glasgow, na Escócia, faz com que se possa repensar essa relação do homem com o meio.

“Quando a gente trabalha a geografia aplicada ao turismo, por exemplo, dentro das disciplinas no curso de turismo, a gente tem que estar pensando muito e preparando o olhar daqueles futuros profissionais da área de turismo para ter essa sensibilidade”, diz Renata.

Ela afirma que o turismo responsável é aquele que mantém e valoriza as características dos recursos naturais e culturais nos destinos, pensando os espaços para as futuras gerações. “O turismo não pode ser bom só para o turista, ele também deve beneficiar a região e sua população”, afirma.

As várias faces do turismo

A atividade turística pode ser compreendida de diversas maneiras. Cada uma delas com um propósito. Renata Klos aponta os principais tipos de turismo realizados atualmente para que se possa refletir sobre essa atividade. Segundo o ministro do turismo, Gilson Machado, a procura por ecoturismo apresenta um aumento de 44% em relação ao período anterior à pandemia.

Renata também cita o turismo de base comunitária, que dá protagonismo às comunidades, permitindo aos moradores gerenciarem atividades turísticas, além do turismo cultural e gastronômico, que são responsáveis por difundir tradições locais aos viajantes.

O tema foi abordado durante o VI Colóquio de Prática da Escola Superior de Educação,  no dia 4 de novembro de 2021. Além de Renata Kloss, o evento contou com a presença de professores da Uninter da área de geociências e do aluno do curso de Geografia Jairo José Tonet. Para conferir a transmissão do evento na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Teksomolika/Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *