EAD

A persistência de Luciana

Luciana Xavier Neves concluiu em 2018 o curso de Pedagogia a distância no polo de apoio presencial da Uninter em Araucária (PR). Graças à boa nota que obteve na prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conseguiu uma bolsa de estudos de Pós-Graduação para continuar estudando.

Mas a relação de Luciana com os estudos nem sempre foi tão próxima. Ela conta que, assim como muitas pessoas no país, não pôde concluir o ensino fundamental e médio na idade certa. A morte precoce de seu pai acabou adiando o sonho de fazer uma graduação.

Em 2010 ela pôde enfim voltar a estudar. Concluiu em 2011 o ensino médio, em 2013 realizou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e em 2014 deu início ao curso na Uninter. “Minha escolha pela Uninter foi pelas recomendações positivas que tinha. Cada dia que passava eu gostava mais e mais do curso e já sabia que queria continuar estudando”, relata.

Hoje, animada pela conclusão de sua graduação, Luciana dá algumas dicas importantes para quem está começando nessa jornada. Segundo ela, cada aluno é responsável pelas suas decisões, ninguém pode estudar por ninguém e é preciso muita autonomia, disciplina e responsabilidade para ir até o final.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *