A importância da vacinação em idosos

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O Brasil triplicará o número de pessoas maiores de 60 anos nas próximas décadas. De 19,6 milhões em 2010 para 66,5 milhões em 2050. A projeção é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acende o alerta sobre a  garantia de qualidade de vida a estas pessoas.

“Com esse alongamento na nossa expectativa de vida, as vacinas vão contribuir para todos, em especial para esse grupo […] que são os idosos e que merecem atenção”, comenta a coordenadora dos cursos de Gerontologia da Uninter, Maria Caroline Waldrigues.

As alterações imunológicas são naturais no processo de envelhecimento, e os idosos são mais suscetíveis a algumas doenças infectocontagiosas, dentre elas, as do aparelho respiratório. É fundamental a população se conscientizar sobre a importância da imunização. Nos últimos anos, por exemplo, muitos municípios prorrogaram o prazo de campanha, pois não atingiram a meta de imunização para os grupos vulneráveis e idosos.

“É importante pensar não só no individual, mas num todo. A gente precisa cuidar dos idosos, crianças e adultos”, ressalta a tutora dos cursos de Gerontologia, Patricia Candiotto.

Em Curitiba (PR), o início da campanha de vacinação contra gripe começou em 29 de março de 2023. Num primeiro momento, foram convocadas pessoas acima dos 60 anos e crianças menores de 6 anos. Segundo a prefeitura da capital, o público convocado soma 452 mil pessoas, e a Secretaria de Estado da Sáude (Sesa) disponibilizou uma primeira remessa de 61,4 mil doses para serem aplicadas.

A vacina contra gripe é trivalente, protegendo contra influenza B, influenza A (H1N1) e influenza AH3N2. É contraindicada para menores de 6 meses e também paras as pessoas que tiveram a reação anafilática grave em doses anteriores. Todas as doses são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema de Único de Saúde (SUS).

A importância da imunização em idosos foi tema do programa Saúde em Foco, da Rádio Uninter, em 23 de maio de 2023.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Kampus Production/Pexels e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *