Logo Uninter
0800 702 0500

Segunda a sábado, das 8h às 20h

Inscreva-se gratuitamente
background Layer 1

Voltar

Bacharelado em Gerontologia

Bacharel - a Distância

Duração: 4 anos

Grátis Curso de inglês on-line

Para saber o valor da mensalidade preencha os campos abaixo:

Mensalidade

Composição do desconto:

com de desconto especial Valor:

Matrícula:

Oportunidade de desconto:

Inscreva-se gratuitamente

Número de parcelas: parcelas

Valor para:


Saiba mais

Graduação a Distância

Bacharelado em Gerontologia

TRANSFORME A VIDA DAS PESSOAS E SEJA UM GERONTOLOGO DE SUCESSO

O profissional formado em bacharelado em gerontologia faz parte de promissora carreira do futuro, mas que pode começar agora para você! É considerada uma profissão em construção, as formações já existem há mais de 15 anos no Brasil! A justificativa reside no envelhecimento populacional, que na atualidade, nos países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, é uma tônica crescente!

Hoje, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até nove anos de idade. E as projeções de longo prazo, pelo mesmo instituto, indicam que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, podendo alcançar cerca de 58,2 milhões em 2060 – o será o equivalente a 25,5% da população.

O mundo e o Brasil irá necessitar de profissionais competentes, preparados para atuar na gestão da atenção do envelhecimento, o gerontólogo será um deles!

 

SOBRE A FACULDADE DE GERONTOLOGIA

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje faz parte da realidade das sociedades, assim é um PROCESSO que envolve mudanças biológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, e que surgem no ciclo de vida que denominamos ‘velhice’, a última fase do processo de envelhecer humano, do ciclo de vida.
A Gerontologia, segundo a Sociedade Brasileira de geriatria e Gerontologia (SBGG),
“é campo científico e profissional que se ocupa das questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos.
Assim, os gerontólogos, oriundos das formações superiores de tecnologia e/ ou bacharelado, serão profissionais da área da saúde com vista a garantir um plano de cuidados que privilegie a promoção da saúde e qualidade de vida, bem como, orientações para prevenção de doenças ou redução de seus danos, com a abordagem multi e interdisciplinar juntamente com os demais profissionais das mais variadas áreas de atuação.
Deste modo, o curso está estruturado para garantir que você adquira (e também compartilhe) saberes científicos que colabore na efetivação do envelhecimento saudável e ativo nas pessoas idosas, famílias e população idosa!

 

QUAL O PAPEL DO PROFISSIONAL DE GERONTOLOGIA?

A principal função é realizar a Gestão da Atenção ao envelhecimento, considerando todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice, que leve em conta a qualidade de vida e a redução dos danos já existentes, em vários cenários que ocorrem o cuidado à saúde!

Importante destacar que neste cenário no campo da Gerontologia, tramita o Projeto de Lei 9003/2017 que trata da regulamentação desta profissão, bem como irá discutir e definir as competências legais e seus limites de atuação.

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NA FACULDADE DE GERONTOLOGIA?

Com uma grade completa, somando 3.500 horas, o aluno ingressante terá no curso de bacharelado em Gerontologia irá se aproximar de temáticas importantes e básicas no cenário da saúde, como as disciplinas de:
– Anatomia humana
– Fisiologia Humana
– Nutrição humana
– Psicologia e Desenvolvimento Humano

Mas também terá uma aproximação mais intensa com temáticas que envolvem o processo de envelhecimento humano e populacional, por meio de disciplinas como:

– Gestão da atenção em gerontologia
– Introdução a gerontologia
– Processos Patológicos Voltados ao Envelhecimento
– Políticas Sociais da Pessoa Idosa
– Avaliação Gerontológica

E um diferencial está relacionado a aproximação com a realidade e pesquisa, por meio do:
– Estágio Curricular Supervisionado
– Trabalho de Conclusão de Cursos
– Atividades extensionistas

 

PERFIL DE ALUNO

O curso destina-se à comunidade em geral, podendo o candidato ter qualquer formação, desde que seja minimamente portador de diploma de Ensino Médio, e que deseje atuar no contexto de promoção de saúde e qualidade de vida da pessoa idosa e/ou população idosa.

Para atuar no cenário do processo de envelhecimento humano e populacional, é desejável que o candidato tenha apreço com o acolhimento as pessoas idosas, bem como comunicação adequada, e pratique a escuta ativa como uma das formas para fortalecer o vínculo de qualidade com as pessoas idosas, bem como, esteja disposto a trabalhar em equipe, sendo proativo nas ações de organização e planejamento de ações de cuidado junto a equipe multidisciplinar.

O curso de Bacharelado em Gerontologia, é perfeito para você que deseja atuar nas expressões do ciclo de vida ‘velhice’, com intuito de criar e participar de cenários de cuidado em saúde para as pessoas idosas.

 

DIFERENCIAIS DA FACULDADE DE GERONTOLOGIA NA UNINTER

– Videoaulas online disponíveis no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, deste modo, você estuda como e onde quiser;
– Aulas interativas ao vivo;
– Tutoria online com professores especialistas, mestres e doutores, assim você consegue tirar suas dúvidas rapidamente;
– Acesso à Biblioteca Virtual durante todo o curso, com livros atualizados para você ficar sempre à frente na aquisição de novos conhecimentos;
– Curso de inglês grátis;
– Eventos gratuitos, para aprimorar seus conhecimentos e fazer networking;
– Programa de Monitoria e Iniciação Científica, possibilitando uma aproximação do aluno com o ensino e pesquisa;
– Encontro denominado ‘Bate-papo com a coordenação’ que ocorre de forma mensal na plataforma Univirtus;
– Programa denominado ‘Bate-papo: saúde do idoso’, que ocorre de forma mensal nas redes sociais da Escola Superior de Saúde única (ESSU), com temáticas relevantes no cenário de saúde!
– Atividades extensionistas, que são disciplinas que buscam unir a teoria à prática, com a aplicabilidade real no cenário loco-regional onde o aluno está inserido!
– Redes sociais com conteúdos relacionados a profissão, a formação e temáticas de saúde para estar sempre atualizado!
– Personalização do currículo: você escolhe quais disciplinas faz sentido para você dar aquele upgrade no seu currículo;
– No último ano de graduação o acadêmico terá a aproximação com a prática profissional do gerontólogo quando da realização dos ‘estágios curriculares supervisionados’ que totalizam cerca de 675 horas/aula, a ser realizados em unidades de serviço e saúde;
– Outro ponto essencial diz respeito a aproximação com o processo de pesquisa, que é também uma das competências e habilidades necessárias aos bacharéis em Gerontologia, uma vez que a pesquisa em saúde tem como função primordial apresentar caminhos que direcionem melhorias para saúde, por meio de práticas baseadas em cientificidade.

 

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado em Bacharelado em Gerontologia poderá atuar em vários segmentos da área da saúde, atualmente os pesquisadores desta área tem sinalizados para as seguintes áreas:
1 – Macrogestão ou gestão pública:
Atua na elaboração e/ou participação do ciclo de políticas públicas e programas de saúde;
2 – Mesogestão ou gestão institucional:
Atua como coordenador de estabelecimentos de saúde no que tange a organização dos processos de gestão;
3 – Microgestão ou gestão clínica:
Atua no gerenciamento e coordenação do atendimento ao idoso, família e população idosa, intervindo com os conhecimentos da área de gerontologia no processo de envelhecimento, ciclo de velhice e ser pessoa idosa;
4 – Educação:
Por meio capacitação profissionais por meio de palestras, cursos, workshops, etc – denominada como Educação Gerontológica ou em atividades educativas devidamente planejadas e direcionadas para a pessoa idosa e/ou população idosa, denominada como Gerontologia Educacional.

Resolução nº 1531/2021 – CEPE

*Consulte o regulamento em uninter.com/regulamentos.

Você escolhe o curso,
nós indicamos caminhos.

Perfil do aluno

O curso destina-se à comunidade em geral, com qualquer formação que sejam portadores de diploma de Ensino Médio e que atuam ou desejam atuar no contexto da prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, e a todos graduados que desejarem aprofundar seus conhecimentos frente a este campo de atuação profissional. O curso visa formar profissionais para atuarem no atendimento hospitalar; capacitação de cuidadores; administração de instituições que prestam serviços à população idosa; planejamento e implementação de políticas públicas que visam sanar os problemas da terceira idade; docência e pesquisa.

Mercado de trabalho

O egresso do Curso Superior de Bacharelado em Gerontologia do Uninter, poderá se dedicar às questões que envolvem atividades no campo da avaliação gerontológica, em instituições públicas ou privadas que prestem serviço à população idosa, bem como, no prepraro do adulto jovem para o envelhecimento. Contribuindo com as necessidades da crescente população de idosos no Brasil, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população no que tange aos cuidados no campo da gerontologia.

Na uninter você aprende mais.

Online com interações em aulas ao vivo e realização de estágios para aliar a teoria a prática profissional

Não vá embora
fechar

grade curricular geral

Versão PDF