A fotografia é uma arma de preservação ambiental

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

A fotografia tem o poder de captar momentos memoráveis, eternizando acontecimentos com grande poder de causar fortes emoções em todos nós. Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o princípio fotográfico permanece o mesmo. Não importa o quão avançado seja o equipamento, o olhar do fotógrafo é que decide o enquadramento e qual o momento em que será acionado o obturador. Nunca dois fotógrafos conseguirão registrar a mesma imagem, mesmo que utilizem as mesmas técnicas e equipamentos.

Por ser também uma técnica bastante acessível, a fotografia se tornou uma ferramenta essencial na conscientização ambiental e no combate ao desmatamento. Sem a produção de imagens, seria muito difícil transmitir às pessoas o que está acontecendo nas selvas, oceanos e outras áreas remotas, que só são visitadas por poucas pessoas.

“Vemos com os nossos olhos, imaginando o que as pessoas irão sentir, pois queremos instigar e conscientizar. Através de uma simples foto, causamos impacto, mas também uma fácil assimilação, para que seja feita uma ligação entre o conceito e a realidade”, diz Alessandro Castanha, convidado da 2° Maratona da Sustentabilidade, promovida pela Escola de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, para falar sobre a Promoção da sustentabilidade por meio da fotografia.

Imagens poderosas são capazes de mudar nossa percepção do meio ambiente. Muitas pesquisas hoje são realizadas por empresas e órgãos governamentais, para estudos de preservação e luta contra crimes ambientais, partindo de fotos tiradas em momentos distintos, que permitem identificar danos ambientais e servem como provas em processos contra o desmatamento irregular.

“Eu vejo aquela imagem de uma maneira. Como as pessoas estão vendo isso?”, exemplifica o professor Alessandro, ao tratar as diferentes relações que cada imagem proporciona às pessoas, mas que são de fácil assimilação na transmissão da mensagem passada pelo fotografo. A educação ambiental já é usada no processo de aprendizado de alunos do Ensino Fundamental, além de existirem cursos voltados para quem deseja atuar nessa área, em que a visão da fotografia é voltada para uma compreensão do ambiente e de sua preservação. A fotografia ambiental pode ser realizada de várias formas, podendo ser aérea, de sinalização, jornalística, dentre outros métodos.

Anualmente acontece uma competição fotográfica ambiental promovida pela Chartered Institution of Water and Environmental Management – CIWEM, que busca promover a conscientização dos impactos ambientais e sociais em nosso planeta, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. A fotografia é considerada uma grande arma de comunicação.

Competições como essa nos mostram cenários e situações muitas vezes inimagináveis, como o descarte de lixo nos oceanos, que soma 25 milhões de toneladas ao ano, sendo que 80% destes resíduos são provenientes das cidades. Cenários que nos parecem distantes, como o de pessoas submetidas ao trabalho escravo ou a produção desenfreada de plástico que polui o meio ambiente, podem nos parecer mais próximos graças ao trabalho de grandes fotógrafos, o que é essencial para provocar mudanças.

Mas existe também o lado bom na fotografia que retrata o meio ambiente, pois é preciso mostrar a beleza que nos encanta e nos faz sentir o desejo de preservar o mundo maravilhoso que habitamos. “A fotografia proporciona curtir a natureza e ter uma relação com aquele meio, percebendo o ambiente em que vivemos”, lembra o professor Alessandro. Fato é que graças ao trabalho dos fotógrafos, podemos conhecer o que existe de encantador e também o que nos assusta, e por isso precisa ser mudado, ao redor do planeta.

Você pode assistir à palestra completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


5 thoughts on “A fotografia é uma arma de preservação ambiental

  1. Eu gostei, pois como o autor fala uma fotografia pode ser muito significativa, como é o caso do desmatamento que atinge muito o Brasil e com a ajuda de fotos isso ajuda a mostrar a população o que está acontecendo.

  2. a fotografía do meio ambiente é muito bela e encantadora,por que na foto agente ver a beleza que existe em nosso mundo e o quanto a natureza é linda. E acho um trabalho lindo o dos fotógrafos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *