INTERSABERES

A ética e a estética na formação do bom educador

Conceitos básicos das áreas da ética e da estética são fundamentais para a formação humana. Segundo o professor  Everson Araújo Nauroski, coordenador do curso de Sociologia da Uninter, a ética ajuda a desenvolver o respeito e a solidariedade humana. Já a estética diz respeito à capacidade humana para perceber a beleza que existe no mundo.

Diante da importância desses temas para a  educação, Nauroski e os professores Alvino Moser, docente do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias e do curso de Filosofia, Ricardo Petracca, coordenador do curso de Artes Visuais, e Luís Fernando Lopes, coordenador do curso de Filosofia da Uninter, lançaram o livro Ética, Estética e Educação.

A obra, publicada pela editora Intersaberes, surgiu a pedido da Uninter para atender à demanda dos cursos de licenciatura. “O bom no sentido ético e o belo no sentido estético são aspectos centrais e complementares na educação. Deixar de lado esses conteúdos seria diminuir muito uma proposta educativa”, diz Lopes.

A obra traz uma abordagem didática e acessível desses temas, muitas vezes vistos como áreas complexas da Filosofia, e foi desenvolvida como material de apoio para alunos e professores dos cursos de graduação presencial e a distância. Para os autores, a preocupação na produção do livro foi a formação integral dos alunos das diferentes graduações.

Com vasta referência bibliográfica e indicações de leituras, o livro também serve como guia introdutório e fonte de pesquisa para todos os interessados nessas áreas de conhecimento.

Embed HTML not available.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *