Legislação

A duas semanas de entrar em vigor, reforma trabalhista ainda gera dúvidas

Ela poderá impactar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros e está a duas semanas de entrar em vigor. A lei nº 13.467 apresenta alterações na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que resultaram na reforma trabalhista. Aprovada no plenário da Câmara dos Deputados no dia 11 de julho, a alteração passa agora pelo Vacatio Legis, que é o período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência. Esse período de vacância termina no dia 10 de novembro.

Para ficar por dentro das mudanças, os alunos do curso tecnólogo de Recursos Humanos e Administração da Uninter participaram da palestra “Reforma Trabalhista: o que mudou, como complemento do conteúdo da disciplina legislação trabalhista”. Segundo a professora Elaine Cristina Hobmair, o evento aconteceu a partir de uma necessidade apresentada em sala de aula, após questionamentos dos alunos a respeito das alterações causadas pela nova legislação.

“É importante a atualização porque eles precisam estar sempre por dentro do mercado de trabalho. Isso é complicado, pois eles vão ficando desatualizados mesmo estando na faculdade, muitas vezes não vão procurar cursos, palestras, e vão ficando para trás. Então essa é a oportunidade que eles têm de ser o diferencial”, explica Elaine.

A advogada Nastassia Lyra Iurk da Silva teve a missão de explicar aos alunos as principais mudanças da lei de uma forma não jurídica, já que, segundo ela, como futuros gestores eles precisam entender o que isso vai representar no dia a dia deles. Mesmo existindo pontos que ainda podem ser alterados, a advogada apresentou o que mudaria hoje. Férias, jornada de trabalho, descanso, entre outros pontos principais foram abordados.

“Se a lei entrasse em vigor hoje essas seriam as principais mudanças. A ideia é que eles entendam o que isso vai representar até mesmo no dia a dia deles como operadores desta área”, explica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *