A disciplina que ensina a julgar e decidir

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

Existe uma disciplina chamada julgamento e tomada de decisão e pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento; portanto, interdisciplinar. Combina elementos de psicologia, economia, estatística e lógica, cujo objetivo é entender melhor como o ser humano forma julgamentos quando há incerteza ou risco, e qual processo foi realizado por ele para tomar a decisão.

Independentemente da área de estudo ou trabalho, o julgamento e tomada de decisão pode ajudar qualquer pessoa a entender o outro, evitar alguns erros e armadilhas mentais comuns a todos os indivíduos. E não são poucas as propensões psicológicas que levam ao erro no julgamento e tomada de decisão.

É o que afirma Wesley Pech, pós-doutor em Economia pela Universidade de Massachusetts (EUA) e professor do Departamento de Economia da Wofford College. A convite da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, ele abordou a melhor forma de lidar com riscos e incertezas no processo decisório na palestra “Risco e incerteza, como julgar e tomar decisões?”, nesta segunda-feira (5) no auditório do campus Garcez.

“Como gerir uma empresa ou seu próprio negócio e carreira? O evento foi pensado para que os gestores da nossa escola estejam preparados para fazer indagações e diferenciações ao se deparar com riscos e incertezas”, explica a professora Alessandra de Paula, responsável pelo evento.

Pech elencou os diversos benefícios ao profissional que se dispõe a desenvolver o senso crítico nas decisões e julgamentos. “São ferramentas que, uma vez bem entendidas, ajudam a pensar de uma forma mais rigorosa e disciplinada, ao invés de somente ir com o que você acha que é senso comum ou com a sua intuição. Muitas vezes o senso comum e a intuição levam a caminhos errados”, alerta.

De acordo com ele, a disciplina Tomada de Decisão e Julgamento existe há 30 anos e foi criada para auxiliar nos processos decisórios, independentemente da área de atuação, oferece recursos indispensáveis ao profissional das áreas de exatas, de negócios, da área tecnológica. “Tomada de decisão envolve qualquer julgamento a respeito do que acontece no mundo em qualquer decisão que você toma”.

A palestra foi gravada e será disponibilizada aos alunos da educação a distância da Uninter.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *