Produção científica da Uninter evidencia compromisso com desafios sociais e educacionais
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação Acadêmica
Em 2025, os projetos de pesquisa compostos por docentes e estudantes da Uninter contabilizaram 29 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. As diversas áreas do conhecimento revelam dados e promovem reflexões sobre estudos que articulam desafios educacionais, sociais e científicos contemporâneos.
O conjunto das publicações evidencia a pluralidade de áreas investigadas na instituição e o compromisso com pesquisas alinhadas a temas atuais e de relevância social. Dez das 29 produções estão vinculadas a quatro escolas superiores: Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN); Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL); Saúde Única (ESSU); e Politécnica (ESP).
Para a coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, a participação dos estudantes nas pesquisas contribui de maneira significativa para a formação acadêmica e científica, ao possibilitar o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, rigor metodológico, escrita científica e ética em pesquisa.
“O envolvimento em projetos de pesquisa e em processos editoriais estimula a iniciação científica, favorece a integração entre teoria e prática e prepara os estudantes para a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação, além de qualificá-los para a atuação profissional baseada em evidências científicas”, garante a coordenadora.
Os periódicos abrangem campos como educação, direito, comunicação, saúde, meio ambiente, gestão e humanidades, “demonstrando alinhamento com as demandas contemporâneas da sociedade e com os eixos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, complementa Desiré.
- Gestão, Comunicação e Negócios
Na ESGCN, os estudos se concentram na área da comunicação, com ênfase em jornalismo, práticas digitais e processos de midiatização.
Através do projeto Monitoramento da pesquisa aplicada em Jornalismo no Brasil, o coordenador Guilherme Carvalho apresenta os artigos Pesquisa aplicada e formação em jornalismo: elementos para o debate, na Revista Uninter de Comunicação (RUC), e A pesquisa aplicada em jornalismo na Região Nordeste: uma análise dos principais temas abordados, na Revista Alterjor. As pesquisas analisam a relação entre formação acadêmica, práticas profissionais e o papel do jornalismo em diferentes contextos regionais.
Coordenado pelo professor Raphael Moroz Teixeira, o projeto Práticas comunicacionais estabelecidas por influenciadores digitais no contexto da midiatização e da cultura participativa produziu o estudo O TikTok como ferramenta para a produção jornalística online: uma análise dos veículos CNN Brasil, Folha de São Paulo e Estadão, publicado na Revista Temática. O estudo dialoga com as transformações recentes do jornalismo diante do avanço das plataformas digitais e das novas dinâmicas de consumo de informação.
- Educação, Humanidades e Línguas
Na ESEHL, as publicações refletem a articulação entre comunicação, educação, cultura e saúde, reforçando o caráter interdisciplinar das pesquisas desenvolvidas.
Como ao trabalho Mídia, racismo e futebol: análise de jornais brasileiros e espanhóis sobre o caso de Vinícius Júnior, vinculada ao projeto Educação física na educação a distância: histórico, cenários e perspectivas, que é coordenado pelo professor Marcos Ruiz da Silva. O artigo foi publicado na revista Estudos em Comunicação e contribui para o debate sobre racismo, esporte e cobertura midiática em contextos nacionais e internacionais.
Marcos também coordena o projeto Perspectivas no ensino da arte em EAD, que garantiu uma publicação internacional, no Journal of dance medicine & science. O estudo aceito e publicado foi o Effect of foot orientation on landing impact forces following a drop jump in ballet dancers. A publicação internacional amplia a visibilidade das pesquisas desenvolvidas na Uninter no campo da educação e da saúde do movimento.
Ainda na área de educação, o trabalho Quatro décadas de produção científica sobre o peixe-boi-marinho das antilhas (trichechus manatus manatus): análise bibliométrica e revisão sistemática foi desenvolvido no projeto Ecologia Saúde e Ambiente, sob coordenação da professora Larissa Warnavin. A publicação aconteceu no periódico Meio Ambiente (Brasil).
- Saúde Única
Na área da saúde, os estudos abordam temas relacionados à gestão em saúde, alimentação e soberania alimentar. Governança em saúde, dietas da moda e plantas alimentícias são evidenciadas em pesquisas publicadas por projetos vinculados à ESSU.
O grupo Estudo do perfil de governança e gestão em saúde, sob coordenação da professora Ivana Busato, publicou o artigo Instauração de tomada de contas especial: uma visão sobre a legislação, no âmbito da administração na edição de setembro da Revista Saúde e Desenvolvimento .
No mesmo periódico, a investigação Dietas da moda mais buscadas no Brasil: quais são, principais características e para quem se destinam? compôs a edição de fevereiro. Com a coordenação da professora Aline Veroneze de Mello Cesar, o projeto responsável pela produção foi o Nutrição em saúde pública.
A nível internacional, o projeto Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e a soberania alimentar, coordenado pela professora Vera Lúcia dos Santos, publicou o artigo Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) utilizadas pela população, na Revista Contribuciones a las ciencias sociales. A pesquisa dialoga com debates contemporâneos sobre sustentabilidade, alimentação e políticas de soberania alimentar.
- Politécnica
Já na ESP, a área de Engenharia se destaca com a publicação do artigo Do protótipo à indústria: iniciação científica a distância com ESP32 e OpenPLC na formação por competências, resultado do projeto de pesquisa Desenvolvimento de um controlador lógico programável em plataforma aberta, coordenado pela professora Maria Aline Gonçalves. O estudo foi publicado na Revista de Ensino de Engenharia e integra teoria e prática em um contexto industrial real, o que permitiu evidenciar o potencial da iniciação científica a distância para a formação dos estudantes e aproximação entre universidade, indústria e comunidade.
Para os próximos anos, a coordenação de Pesquisa e Publicações Acadêmicas espera “a ampliação do número de publicações científicas, a elevação dos estratos Qualis dos periódicos existentes e a consolidação daqueles que se encontram em processo de avaliação. Também se projeta o fortalecimento das políticas editoriais, o aumento da internacionalização, a ampliação da participação de pesquisadores externos e a intensificação do envolvimento de docentes e discentes na produção científica, reafirmando o compromisso da Uninter com a excelência acadêmica e a relevância social da pesquisa”.
Desiré ressalta que os trabalhos realizados nos grupos de pesquisa das escolas superiores dialogam diretamente com aqueles dos programas de pós-graduação, ao compartilhar linhas de pesquisa, referenciais teóricos e objetos de estudos comuns. A coordenadora acrescenta que os periódicos institucionais funcionam como espaços de divulgação dos resultados dessas pesquisas, ampliando sua inserção acadêmica e científica.
“Esse diálogo fortalece a articulação entre graduação e pós-graduação, promove a verticalização da formação acadêmica e contribui para a consolidação de grupos de pesquisa”, finaliza.
Saiba mais sobre as publicações realizadas pelos programas de pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias e em Direito.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Renata Cristina - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação
