Uninter conquista prêmios e selo de conformidade do Crea-PR

Autor: Yasmin Guedes da Silva - Estagiária de Jornalismo

A Uninter alcançou um duplo reconhecimento pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) no dia 11 de dezembro de 2025. Em um feito inédito, a instituição conquistou todas as posições do pódio estadual – primeiro, segundo e terceiro lugares – na modalidade Mecânica do Prêmio Extensão Universitária. Paralelamente, cinco de seus cursos foram agraciados com o Selo de Conformidade Crea-PR, certificação que destaca a excelência do relacionamento institucional e a adoção de boas práticas junto ao Conselho.

A conquista na premiação envolveu trabalhos de extensão do curso de Engenharia de Produção (modalidade Mecânica), e todos os trabalhos vencedores tiveram como tema central a Logística Reversa, estratégia de sustentabilidade que prevê o retorno de resíduos ao ciclo produtivo.

“O Crea-PR instituiu em 2023 o Prêmio Extensão Universitária, no qual as IES do Estado podem inscrever até cinco trabalhos de Atividades Extensionistas por curso. A Atividade Extensionista visa inserir o aluno à sociedade onde vive, levando seu conhecimento para a melhoria do bem-estar de sua comunidade. Nesse ano de 2025, os três primeiros lugares da categoria Engenharia Mecânica foram de nossos alunos da Engenharia de Produção da Uninter”, explicou o professor Douglas Soares Agostinho, coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

O primeiro lugar foi para o projeto “Logística reversa como estratégia sustentável na gestão de efluentes na empresa Lia Marinha”, da aluna Carla Sandrine Almeida Pessoa. O projeto foi apresentado no Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, em Ponta Grossa, pela professora Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer, que recebeu o certificado das mãos do presidente do Conselho.

O trabalho que garantiu o segundo lugar, de autoria do aluno Luciano Pereira da Silva, foi intitulado “Logística reversa: implementação de melhoria na gestão de sucatas na Inpasa agroindustrial”. Já o projeto que conquistou a terceira posição, desenvolvido por Bruno Augusto Thiele, focou em “Logística Reversa: Implementação de Melhorias no Aproveitamento de Resíduos de MDF na Olaria Thiele”.

O professor Douglas ainda lembrou que, na primeira edição do prêmio em 2023, a Uninter também conquistou o primeiro lugar. “Isso é um reflexo do compromisso da instituição com projetos que unem teoria e prática, gerando valor para a sociedade e para o mercado”, completou.

Paralelamente às premiações, a Uninter recebeu um importante reconhecimento institucional. Os cursos de Tecnologia em Processos Químicos, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Mecatrônica Automotiva foram agraciados com o Selo de Conformidade Crea-PR.

O Programa Selo de Conformidade foi lançado oficialmente pelo Crea-PR em julho de 2025 e tem como foco valorizar a qualidade do relacionamento entre as instituições de ensino e o Conselho. O selo não avalia a qualidade acadêmica, mas sim o nível de vínculo, colaboração e relacionamento institucional com o Conselho. São considerados critérios como a regularidade do cadastro, a inclusão de conteúdos sobre ética e legislação profissional, a participação em prêmios e programas do Crea-PR e o envolvimento com o CreaJr-PR.

Os benefícios do selo são direcionados à toda a comunidade acadêmica. Para a instituição, representa fortalecimento institucional e reconhecimento público. Para os cursos, confere maior visibilidade e destaque junto ao Crea-PR. Para os alunos, promove a valorização da formação e pode facilitar o futuro processo de registro profissional no Conselho.

“A certificação é resultado da estreita e benéfica relação entre os cursos e o conselho profissional. Esta relação é essencial para que as instituições de ensino formem profissionais dentro da necessidade do mercado de trabalho e das exigências do conselho profissional”, destacou a professora Dra. Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes, coordenadora do CST em Processos Químicos.

A visão é compartilhada pela Adriana Regina Tozzi, coordenadora do curso de Engenharia Civil, que agradeceu ao Conselho: “É com grande satisfação que recebemos o Selo de Conformidade. Este selo valoriza o relacionamento entre as instituições de ensino e Conselho, reforçando o papel dos cursos na promoção de boas práticas acadêmicas e profissionais. Destaco nosso esforço contínuo na formação de profissionais éticos, competentes e comprometidos com a sociedade. Agradecemos ao Crea-PR pela iniciativa e reafirmamos nosso compromisso em continuar promovendo a excelência acadêmica e o diálogo com os órgãos de classe, elementos fundamentais para a valorização da engenharia no Brasil.”

As conquistas reforçam o compromisso da Uninter com uma formação superior que alia conhecimento técnico rigoroso, responsabilidade social e um profundo alinhamento com as boas práticas e a ética profissional exigidas pelo mercado e pelos órgãos de classe, formando engenheiros e tecnólogos não apenas tecnicamente capacitados, mas também conscientes de seu papel social e ético.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Yasmin Guedes da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Crea-PR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *