O primeiro ano de nossas vidas depois da pandemia

Autor: Ademir Bueno (*)

Woman writing on her daily planner

Vamos voltar no tempo, para janeiro de 2020. Eu estava voltando de uma viagem de férias, passei por vários aeroportos e o mundo começava a falar de um novo vírus. Tudo era novo, uns acreditam fielmente, uns desconfiavam e outros tinham certeza de que era mais um exagero de governos e imprensa em geral.

O que se viu na prática foi a perda de 700 mil vidas, somente no Brasil. Mas, como a ciência está mais eficiente e rápida do que nunca, ajudou a humanidade a superar mais este grande desafio. Neste artigo, nos propomos a discutir o ano de 2022, que é o ano em que nossa existência, aos poucos, voltou aos trilhos, à sua rota normal. Vamos tratar de metas e objetivos. Como foi seu primeiro ano de vida depois da pandemia?

Este ano que está caminhando, e rápido, para seu final é o ano da retomada, da volta, do retorno à nossa vida e rotina. E aí ficam os questionamentos, como está sendo 2022 para você? Está alcançando o que planejou, ou nem planejou direito por conta de todo o furdunço que foram os dois anos anteriores e esperou para ver o que esse ano lhe reservaria?

Não importa se planejou ou não, é hora de refletir se está conseguindo alcançar o que desejava, o que gostaria que acontecesse neste ano, por exemplo, você iniciou aquela pós-graduação? Retomou o curso de idiomas? Conseguiu poupar 10% de seus rendimentos todos os meses? O relacionamento equilibrou-se? As férias do próximo período já estão quase pagas?

Se as respostas às perguntas anteriores não foram tão positivas, precisa rever alguns conceitos e colocar em prática, para que possa retomar o controle de sua vida. Há uma diferença clara entre meta e objetivo. A meta é o que precisará fazer de forma mensurável para alcançar seus objetivos que, por sua vez, diz respeito onde se quer chegar. Liste aí: o que esperava deste ano e o que já alcançou. Não foi muita coisa? Não se desmotive, ainda temos dois meses para o término do ano, mexa-se, ainda dá tempo de fazer algo de bom para melhorar sua vida.

Existem dois tipos de pessoas que cruzamos em nosso dia a dia: os reativos e os proativos. Os que só reagem ao que acontece são os reativos, já os que agem antes de ser exigido e cobrado são os proativos. Pensando nisso, reflita: com qual perfil você e as pessoas que te rodeiam acham que você mais se parece?

Outra reflexão que vale a pena é se você é uma pessoa com perfil mais otimista ou pessimista. Não foi um ano fácil, mas para alguns ficou ainda mais pesado, pior do que foi de fato, esse é o pessimista, ou seja, aquele que não consegue gastar energia e disposição nem para pensar em coisas boas, imagina então para agir para que sejam boas. Já o otimista é sempre o último a se deixar vencer pela realidade, mas, ainda assim, continua vendo o que pode aprender, para superar futuros períodos de crise e não ser como o pessimista que não vislumbra nunca nada melhor.

E para finalizar, uma provocação: o ano que está chegando ao fim está deixando você com gostinho de quero mais, ou de nunca mais lembrarei de 2022? Vamos lembrar, sim, sempre, mesmo que seja para fixar que foi o ano da retomada, da virada, da esperança de dias melhores.

O ano é 2023: o que você fará do seu segundo ano de vida, pós-pandemia?

(*) Ademir Bueno é psicólogo, mestre em Sociologia e professor adjunto do curso de Administração e de cursos de pós-graduação do Centro Universitário Internacional Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ademir Bueno (*)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *