Edurede debate uso de tecnologias na educação

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Com o tema “Reconfigurando as tecnologias na educação no pós-pandemia”, a Uninter promoveu a 2° edição do EDUREDE. Entre os dias 21 e 24 de novembro, 2541 alunos inscritos puderam acompanhar palestras e minicursos sobre temáticas atreladas à educação e ao uso da tecnologia nomeio.

Professores das Escolas de Línguas, Educação e Saúde Única da Uninter, além de coordenadores da instituição e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), se revezaram entre as diversas transmissões feitas pelo canal do Youtube de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter.

O EDUREDE nasceu como atividade de encerramento em uma disciplina do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e, em 2022, foi trazida para a Uninter pela professora Fabielle Rocha Cruz, uma das criadoras do evento.

“Para nós, é um orgulho imenso estar trabalhando com a UFPR. É muito importante fazer essa ponte. Esse espaço é fundamental para debater e promover o acesso ao conhecimento”, afirma Fabielle.

Confira as palestras e cursos da edição 2022:

Abertura – Cerca de 700 inscritos acompanharam o evento ao vivo. A transmissão já tinhas duas mil visualizações entre YouTube e EVEN3 até o dia 30 de novembro. (Assista)

Minicurso – Indicadores para a produção de materiais didáticos digitais (Assista)

Minicurso – Metaverso e o Impacto na Educação (Assista)

Minicurso – Aprendendo a aprender: um itinerário crítico para uma experiência otimizada (Assista)

Minicurso – Aprendendo sobre a LEGO® SERIOUS PLAY® (Assista)

Minicurso – Recursos digitais na Educação Especial: estratégias na educação básica (Assista)

Minicurso – Um novo olhar para a educação em engenharia e tecnologia (Assista)

Minicurso – Metodologia ativa: como melhorar sua performance educacional (Assista)

Fechamento – Cerca de 300 inscritos acompanharam o evento ao vivo. Assim como a abertura, o vídeo atingiu duas mil visualizações até o dia 30 de novembro (Assista).

História

Devido à pandemia, alunos do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná tiveram suas aulas transferidas para o ambiente online. Durante a disciplina ministrada pela professora Glaucia da Silva Brito, de Tecnologias na educação presencial e a distância, houve a proposta de uma avaliação diferente, que fosse pautada em um produto dos alunos.

Dentre as opções, os alunos decidiram por fazer um evento em formato de webconferência, para debater práticas educacionais desenvolvidas no período de ensino remoto emergencial. Foi aí que nasceu o 1° EDUREDE, em 2020, com o tema “O Uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação em Tempos de Pandemia”.

Com a participação de professores brasileiros e internacionais, o evento esteve alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, da Organização das Nações Unidas, que assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

“Organizar esse evento é sempre um trabalho que exige uma dedicação imensa. Ouvir elogios e perceber os resultados no final é muito gratificante”, ressalta Fabielle.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *