COMUNICAÇÃO

Livro desvenda a TV pública no Brasil

Pensando rapidamente, de quantas emissoras televisivas públicas você consegue lembrar? Três, quatro? Ou só ficou a pergunta de “o que seria uma emissora pública de televisão”? Esse conceito pode não ser claro ou talvez não faça parte do nosso dia a dia, mas as tevês públicas existem e são temas de artigos, pesquisas e livros.

Guilherme Carvalho, professor doutor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, lançou o livro  O Espaço da Mídia Pública no Brasil no Intercom Nacional 2017, em setembro.  Publicado pela editora Appris, o livro foi resenhado na última edição da Revista Uninter de Comunicação pelo professor Jeferson Ferro. A obra aborda a definição de mídia pública, sua história e tentativas de desenvolvimento no Brasil e, em especial, a crise enfrentada pelas emissoras que seriam referência do modelo em nosso país.

Jeferson aponta na resenha a lista de pesquisas relacionadas ao tema para ilustrar como o interesse sobre o assunto cresceu nos últimos anos. Fala ainda sobre a baixa audiência das emissoras públicas no país, como algumas delas passam quase exclusivamente via cabo, a pouca menção dessas emissoras em pesquisas acadêmicas, e sobre a BBC, referência mundial nesse assunto, pontos relevantes no livro.

Carvalho conta que a pesquisa teve início em 2014, por demanda do Sindicato de Jornalistas do Paraná, onde era presidente na época. Ao perceber que o tema renderia artigos, começou a fazer publicações em revistas até o ponto em que havia material suficiente para um livro com a intenção de voltar olhares para a mídia pública como objeto de pesquisa.

“O Jeferson Ferro me presenteou com a resenha. Expressa a proposta do livro. Acho que ele conseguiu expressar um olhar de leitor e de pesquisador sobre o livro. É ótimo poder ler ‘leituras’ sobre seu trabalho”, comenta o autor.

A resenha traz alguns dados comparativos contidos no livro, como a porcentagem de gestão direta das emissoras em relação à quantidade de emissoras privadas, a discussão sobre o uso das mídias públicas de maneira “privada” por seus gestores, que para o professor Guilherme é um dos fatores que tira a credibilidade das emissoras, e ainda as causas da baixa audiência. Jeferson termina sua resenha falando sobre a importância da discussão trazida pelo livro.

Jeferson diz também que essa foi a sua primeira resenha acadêmica publicada na RUC e diz que existem especificidades desse tipo de texto, que faz uma discussão entre o material resenhado, outros autores do tema e seu contexto de produção. Um dos objetivos da resenha é promover o livro e a necessidade de pesquisa na área, além de informar o leitor.

“É um trabalho bem interessante, é um trabalho original. A discussão sobre a mídia pública no Brasil hoje tem um contexto relevante, porque faz pouco tempo que surgiu a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e a discussão do Guilherme também se faz a partir da EBC”, comenta o resenhista.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *