DIREITOS HUMANOS

A importância de ser assistente social

Ser um assistente social significa trabalhar para que a população mais desfavorecida tenha acesso aos seus direitos fundamentais. Além disso, significa mais que desempenhar um papel essencial para a sociedade: esse profissional a representa. O dia do assistente social é celebrado no dia 15 de maio, mas apesar de sua importância muitas pessoas ainda desconhecem a sua função.

“O assistente social trabalha muito na emergência das necessidades das populações, mas sempre no viés de política pública”, diz Dorival da Costa, coordenador do curso de Serviço Social da Uninter. Segundo ele, o trabalho desse profissional não está relacionado com a solidariedade, como podem pensar muitos ao ouvirem falar desse trabalho. “No contexto histórico atual de perda de direitos sociais, retrocessos de políticas, retirada de direitos sociais e estado cada vez mínimo, a profissão tem um trabalho muito forte no sentido de cobrar do estado as políticas públicas que atendem o cidadão”, diz.

Embora não esteja relacionado ao ato de “ajudar”, o projeto ético-político diz que o profissional que trabalha como assistente social tem compromisso com a classe trabalhadora em meio a uma sociedade capitalista. Para o coordenador, muitas vezes os trabalhadores não possuem condições de alimentação, vivem sem segurança e são praticamente abandonados por um Estado que possui riquezas, mas que as desvia para o setor privado e outros fins. E é nesse ponto que entra o assistente social, pois ele encaminha e faz com que os serviços possam atender devidamente à sociedade.

Para celebrar o seu dia, a Escola de Saúde, Meio Ambiente, Biociência e Humanidade da Uninter realizou uma palestra no último dia 10, que contou com a presença do professor Charles Toniolo. O tema envolveu assuntos relacionados às condições técnicas, éticas, ao processo de trabalho do assistente social e também ao sigilo profissional. “É fundamental discutir esse tema para que os estudantes tenham o conhecimento de que essa é uma profissão que tem regras, que possuí uma ética profissional e que tem compromisso com valores que foram construídos e são expostos no código de ética profissional”, diz o palestrante.

Segundo ele, os valores que estão no código de ética profissional orientam as escolhas que os estudantes farão na sua vida profissional, então é fundamental saber que valores são esses, e, ainda mais, saber que a escolha desses valores repercute diretamente na vida daqueles que o profissional atende.

“Precisa ter um sigilo profissional, guardar informações que são da família do indivíduo é um exemplo, além de vários outros itens.  No nosso código de ética é previsto que o usuário tem direito e é protegido pelo sigilo. A lógica é de garantia de defender o direito do usuário o tempo inteiro”, diz Dorival.

O evento foi dividido em duas partes: No turno da tarde, houve uma conversa de duas horas com profissionais, assistentes sociais e alunos de estágio. Já no turno da noite, aconteceu a palestra que foi gravada e ficará disponível no AVA para todo o Brasil.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves e Arthur Neves – Estagiários de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo

3 thoughts on “A importância de ser assistente social

  1. O brasileiro, precisa desses profissionais na área da Assistência Social, para fazer valer os direitos constitucionais que tanto nega as esferas mais carentes. viabilizar esses recursos! É sim dignidade de uma vida com menas problemáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *