SEGURANÇA LABORAL

Prevenção de acidentes está nas pequenas atitudes

Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu o pecado de mexer no celular enquanto desce a escada, ou atravessando a rua, sem nem pensar nos riscos que corria. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), digitar, ler, falar, e usar fones de ouvidos aumenta as chances de acidentes em até 80%.

Para tratar desses e de mais perigos que as pessoas correm, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Grupo Uninter realizaram entre os dias 7 e 11 deste mês a semana interna de prevenção de acidentes (SIPAT). A atividade foi desenvolvida de uma forma bem descontraída e com o tema “A falta de atenção cria riscos reais”.

A SIPAT é prevista por lei e tem por objetivo divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Fazer com que os colaboradores criem consciência da importância de eliminar acidentes e criar uma atitude vigilante. “A intenção é alertar os colaboradores, corrigir alguns hábitos do dia a dia que se tornam rotineiros, justamente para prevenir acidentes de trabalho”, explica o engenheiro do trabalho da Uninter, Elcio Machado.

Diversas atividades foram realizadas, como palestras, quick de massagem, aulão de ginástica laboral, sorteios, dicas de alimentação com a nutricionista Silvana Pierin, e até bioimpedância, um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Tudo isso pensando no bem-estar do colaborador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Caroline Paulino e Victor Corradini – Estagiários de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *