75º SBPC promove trocas científicas e aproxima famílias da ciência

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A pesquisa científica é parte essencial da missão da Uninter, que é transformar a vida das pessoas por meio da educação, contribuindo com o desenvolvimento acadêmico e institucional do centro universitário. Comprometidos em contribuir, apoiar e divulgar as produções realizadas, os pesquisadores participaram da 75º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba (PR).

Com o tema Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido, o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco para mais de 200 atividades gratuitas, para todas as idades. O evento aconteceu entre os dias 23 e 29 de julho de 2023.

“Acreditamos que a pesquisa é um pilar importante para o crescimento e a excelência da Uninter. Estamos constantemente avaliando as produções, buscando manter alto padrões de qualidade e relevância. Além disso, buscamos oportunidade de divulgar o trabalho de nossa comunidade de pesquisa”, afirma a coordenadora da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek

Desiré conta que muitos alunos e professores participaram do evento em palestras e mesas de debate. Em coautoria com a docente, o estudante André Henrique Boazejewski Pereira apresentou um trabalho na sessão de pôsteres. O PIBD Sob a Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: A Concreticidade Educativa, do grupo de pesquisa História Educação Sociedade e Política Ghesp.

Uma parceria entre pesquisadoras do centro universitário com a UFPR, na sessão também foi exposto o trabalho Jornalismo Científico nas Ruas: O Processo de Produção da Agência Escola UFPR com as Pessoas. A produção é realizada pela professora de Jornalismo da Uninter, Larissa Drabeski, com Claudia Irene de Quadros, Chananda Lipszyc e Letícia Negrello Barbosa.

“É uma forma estratégica de promover a pesquisa, a inovação e o crescimento acadêmico. Isso beneficia tanto os pesquisadores da instituição, que têm a oportunidade de se destacar e colaborar com outros especialistas, quanto a própria Uninter, que reforça sua posição como uma instituição comprometida com a produção de conhecimento e o avanço da ciência do Brasil”, salienta Desiré.

Além das apresentações de trabalhos, os pesquisadores participaram de mesas de debates, como de Políticas Públicas de Cultura e Democracia (Cesa); Políticas de Promoção de Igualdade para Pessoas Negras, Indígenas e Quilombolas; Os Brasileiros Confiam na Ciência?; Debates para a 5ª Cncti: Financiamento e Estratégias na Formação e Fixação de Doutoras; Políticas Educacionais e Formação de Professores em um Possível e Necessário Brasil Democrático; e Uma História de Lutas: 75 anos da SBPC.

Para a coordenadora, a participação na reunião da SBPC proporciona uma série de benefícios e oportunidades, seja por visibilidade, reconhecimento e networking, ou mesmo pela divulgação e fomento à pesquisa, aprendizados, atualizações e contribuição para a ciência brasileira.

Ciência em família

O último dia do encontro, realizado em um sábado, foi marcado pela presença de toda a família, inclusive das crianças. Na SBPC Jovem, os participantes puderam visitar museus e laboratórios, realizar experimentos, oficinas e bate-papos. O Circo da Ciência e o Ciência Móvel, com museus e laboratórios itinerante de diversos estados do país, foram destaque. Já na ExpoTC, 45 expositores fizeram uma mostra de novas tecnologias, produtos e serviços da ciência brasileira.

A professora de Jornalismo da Uninter, Karine Moura Vieira, esteve presente com a filha Ana Luiza, de 9 anos. De acordo com a pesquisadora, sempre que possível a família participa de exposições e espaços educativos, seja na capital paranaense ou nas viagens que realizam.

“São espaços importantes para que as crianças possam ter contato com a ciência, pensar sobre conteúdos que estão trabalhando em sala de aula, descobrir a importância do trabalho dos cientistas e como são importantes para o país. No Dia da Família na SBPC, já estávamos planejando um dia especial em família, pois era meu aniversário e queríamos fazer atividades especiais. Então, foi perfeito”, declara.

Karine aponta que a aproximação de crianças e adolescentes da ciência é “importante e transformador” e acredita que tem que existir uma mobilização de toda a sociedade. “No caso das meninas acho ainda mais significativo, porque ela pode conhecer o trabalho de outras mulheres que estão fazendo ciência e que estavam lá mostrando seus trabalhos”, complementa.

“Achei que o evento foi muito legal e os estandes eram muito interessantes, mostraram várias coisas sobre o que eu estou estudando. E pude levar essas coisas que eu aprendi para falar na classe”, garante Ana Luiza, que contou com o incentivo da escola para a participação dos alunos e famílias na SBPC.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *