3 cursos tecnólogos em TI para concluir rapidinho, mas com aprendizado intenso

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

O mercado de tecnologia cresceu mais de 118% em 10 anos no Brasil em 2019, segundo o Empresômetro. E no último dia 19, os professores da Uninter deram boas-vindas aos futuros profissionais dessa área, que agora ingressam nos cursos tecnólogos de Ciências de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

Na aula inaugural, os professores Amilton Carlos Rattmann, André Roberto Guerra, Leonardo Gomes, Luiz Gonzaga de Paulo e Rafael Vilas Boas Wiecheteck falaram sobre cada um desses cursos, que possuem diferenças, mas também têm muito em comum. Além disso, eles explicaram como funciona a estrutura da Uninter que conta com os Polos de Apoio Presencial (PAP), Central de Mediação Acadêmica (CMA), Univirtus e outros canais, não deixando de citar a Biblioteca Virtual, o sistema de avaliações, as unidades temáticas de aprendizagem, entre outros tópicos essenciais para os estudos.

O Banco Mundial estima a criação de 420 mil oportunidades de trabalho até 2024 na área de Tecnologia da Informação, que tem cada vez mais necessitado de profissionais para atuar em diversas atividades. Por isso, saiba mais sob os três cursos citados de acordo com as informações apresentadas durante o encontro, que são específicos e voltados para um determinado nicho de mercado. Os três têm tempo de duração de 2 anos e 4 meses.

Ciências de Dados

“O objetivo é utilizar ferramentas para conseguir retirar a maior informações dos dados, para te ajudar a tomar decisões inteligentes. É importante que toda tomada de decisão seja baseada em dados, em estatística, em alguma materialidade, não dá para ficar apenas no chute. O ideal é você tomar decisões embasadas no que você já tem de formação, e essa é a idéia do curso, e o interessante é que isso se aplica a tudo. É uma área que está bastante aquecida, todos as áreas estão buscando cientistas de dados e absorvendo esse tipo de profissional”, afirma o professor Leonardo Gomes.

O curso de Ciência de Dados possui uma base estatística muito forte, sendo sua formação composta por estudos voltados para: Introdução à computação, Inteligência Artificial, Programação e Estrutura de Dados, Computação em Nuvem, Estatística, Dados e Operação, Gestão de Dados e Aplicação Específica.

Gestão da Tecnologia da Informação

Enquanto no curso de Ciência de Dados é importante conhecer a técnica, o curso de GTI – como o próprio nome já diz – é voltado para a gestão. “Esse nosso curso permeia as outras áreas de Tecnologia. A grade do curso de Gestão da Tecnologia da Informação está muito próxima da grade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e também é próxima da grade de Redes e Ciência de Dados”, explica o professor André. Seus estudos são voltados para tópicos como: Fundamentos Computacionais, Infraestrutura de TI, Análises de Sistemas, Gestão de Processos, Gestão de TI, Gestão Estratégica, Segurança, Auditoria e Legislação.

“Esse curso ele tem o foco daqueles que estarão por trás do desenvolvimento, ou andando lado a lado com o desenvolvimento. É um curso mais ligado as leis, as normas, as regras do jogo” diz André.

Redes de Computadores

O curso de Redes de Computadores possuí formação voltada para: Fundamentação Instrumental, Princípios de Redes de Computadores, Comunicação e Aplicação, Modelagem de Sistemas de Comunicação, Gestão de Desempenho, Projetos, Negócios e Infraestrutura e Sistemas Convergentes e Segurança, contendo também disciplinas eletivas em cinco áreas.

“Você pode ter todo um sistema que funcione perfeitamente, mas as falhas vão ocorrer, então a gente treina e estuda para que tenhamos uma resiliência a falhas dentro do ambiente de rede, então as redes vão falhar, mas não para o cliente.  O curso de Redes de Computadores é onde você começa, onde você tem os primeiros contatos com a tecnologia de redes, então isso é uma base mínima pra conseguir entender o que tem daqui pra frente” explicou o professor Amilton.

Os três cursos possuem diferenciais como: curso de inglês gratuito para todos os alunos, softwares sem custo, convênio Microsoft, parceria com a Amazon e apoio da Academia CISCO. Os alunos dos cursos superiores de tecnologia não precisam cumprir horas de atividades complementares, estágio supervisionado (apesar de poderem participar se assim desejarem) e apresentação do trabalho de conclusão de curso. Para saber mais sobre como foi a aula, acesse o AVA na aba AO VIVO, clique em Anteriores e na palestra de título: Escola Superior Politécnica – Programação dia 19/02 – https://www.uninter.com/extensao/eventos/aula-inaugural-2021/.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *