Skip to content

UNINTER NOTÍCIAS

Primary Menu

UNINTER NOTÍCIAS

  • Home
  • Escolas
    • Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas
    • Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança
    • Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios
    • Escola Superior de Saúde Única
    • Escola Superior Politécnica
  • Mestrado
  • Polos pelo Brasil
  • Pós-graduação
  • Egressos
  • Áudios
  • Vídeos
  • Home
  • Escolas
  • Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas
  • 1º Congresso Nacional de Humanidades discute ações para um mundo mais saudável

1º Congresso Nacional de Humanidades discute ações para um mundo mais saudável

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
25 de novembro de 2020

A questão da sustentabilidade do planeta exige que se desenvolvam relações humanas saudáveis e conectadas com a melhoria do bem comum. Sendo o ser humano a principal ferramenta para transformar o ambiente em que vive, o primeiro passo é construir um diálogo acerca de nossos desejos e angústias.

Pensando nisso, a área de Humanidades da Escola Superior de Educação da Uninter realizou o 1º Congresso Nacional de Humanidades, com o intuito de promover debate entre as áreas de Filosofia, Sociologia, Teologia Bíblica Interconfessional, Teologia Católica e Ciências da Religião. O evento virtual aconteceu através de transmissões ao vivo, na página de Humanidades e no canal da ESE, no dia 20.nov.2020.

O reitor da Uninter, Benhur Gaio, presente na abertura do congresso, lembra que a instituição está em mais de 600 cidades do Brasil e também no exterior e, portanto, tem um papel fundamental no diálogo e planejamento de soluções que atendam às necessidades locais. Segundo ele, os projetos desenvolvidos pelos estudantes nas regiões de mais difícil acesso podem “interferir positivamente”.

“Estes eventos têm trazido luz para muitas áreas que precisam de encaminhamentos significativos. Isso não é somente discurso, tem muito a ver com a prática de ações necessárias para a interferência em realidades locais”, afirma.

Além de Benhur, o vice-reitor, Jorge Bernardi, a diretora da ESE, Dinamara Machado, e o coordenador de área, Cícero Bezerra, abriram a noite de debate. A professora Valéria Pilão e seus colegas Luiz Rossi e Luís Fernando Lopes também participaram do evento. As palestras foram realizadas por Marcos Araújo, mestre em Teologia e Filosofia, e Rudolf von Sinner, coordenador do programa de pós-graduação em Teologia da PUC-PR.

Dinamara ressalta que momentos como esse fomentam discussões e podem ser o pontapé inicial para estudos e pesquisas importantes, principalmente no contexto atual, em que a ciência tem seu valor reconhecido e a divulgação de informações de qualidade se mostra ainda mais necessária.

Durante o evento, foi lançado o livro Educação a Distância e Humanidades, organizado pelos professores Dinamara e Cícero, distribuído gratuitamente de forma digital.

É possível um diálogo entre as ciências filosófica, sociológica e teológica?

Marcos Araújo faz um resgate histórico e lembra que as discussões sobre filosofia e teologia caminham juntas desde o início, já com Aristóteles, que escreveu um tratado sobre a Filosofia Primeira, posteriormente chamada de metafísica, em que abordava o teos. O professor passa por períodos importantes, cita estudos e pensamentos desenvolvidos por vários filósofos e teólogos, como Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona, Fílon de Alexandria, Flávio Josefo e Immanuel Kant.

“O diálogo existe, quer queiramos ou não, quer tenhamos para com ele um apreço ou uma aversão. Há sim um diálogo entre esses saberes. Posteriormente, é claro, a sociologia surge e vem com suas propostas inovadoras, enchendo o diálogo de novidades e grandes desafios”, salienta.

De acordo com Araújo, é Tomás de Aquino quem promove a ruptura no diálogo entre a teologia e a filosofia. O filósofo deixa a responsabilidade de determinar o que é verdade para a Igreja e o fiel fica em situação de submissão ao que ela quer que ele creia.

Nesse contexto, três grandes movimentos ganham destaque: a Renascença, o Iluminismo e a Escola de Frankfurt. Quando se vêm pressionados a não produzir investigação, os estudiosos buscam garantir a autonomia da filosofia, já que ela é “esse uso da razão mais do que a aceitação imposta, de ter que crer de uma maneira específica e isso vir de alguém de fora”, diz Marcos.

A professora Valéria Pilão, da área de Humanidades da Uninter, lembra que há uma área específica, a sociologia da religião, que possibilita e promove o diálogo entre as diferentes áreas dentro dessa discussão.

“Quando a gente traz a religião como objeto de estudo, buscando compreender a realidade, isso sempre vai garantindo uma pluralidade de compreensão, uma vez que são perspectivas distintas. Mas há momentos de proximidade, de negação, de diálogo. E com a sociologia vai acontecer a mesma coisa”, garante.

Araújo traz para o debate o pensamento do teólogo Paul Tillich, que afirma ser necessário descobrir quais são as reais inquietações e ansiedades mais profundas, antes de pregar qualquer coisa. Isso para que a mensagem alcance efetivamente as pessoas.

“É a partir daí que eu creio que o diálogo se mostra necessário e precisa continuar. Se você quer realmente ser um proclamador, você tem que sair do púlpito e entrar na realidade das pessoas, ver o que elas estão vivendo para poder falar o que elas precisam ouvir, isso é importante”, ressalta Marcos.

Os profissionais expuseram esses e outros tópicos sobre o assunto na primeira palestra da noite, com o tema Divergências, convergências e necessidade de continuidade.

Teologia pública em um Estado laico

Um Estado laico não é antirreligioso, pelo contrário. Na teoria, ele não está atrelado a nenhuma religião, mas fomenta, ou deveria fomentar, a pluralidade de crenças. Entretanto, o que se observa no dia a dia é um cenário diferente.

O professor Rudolf von Sinner inclui nestas questões que merecem atenção a inclusão de símbolos religiosos, como o crucifixo e a Bíblia, no meio político e jurídico. As Igrejas também ocupam espaço na sociedade através de arquiteturas, com construções que se tornam monumentos, como o Templo de Salomão em São Paulo (SP) e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ).

A administração de muitos municípios atrela-se publicamente a religiões, produzindo um governo excludente a todos aqueles que não seguem a mesma crença. Os governantes fazem declarações de pacto com divindades, sem a intervenção de nenhuma outra autoridade.

Tendo isso em vista, o professor explica que uma teologia pública “quer refletir sobre a presença e papel das igrejas e da própria teologia no espaço público; analisar a pertinência das diversas formas de tal presença; servir como interlocutora na interface com outras áreas de saber: o poder público, a sociedade civil e as próprias igrejas. Procura praticar, como Jesus, a parrhesia (ousadia) e a kenosis (humildade)”.

Von Sinner diz que há três modelos de teologia, divididos em divulgação, universal e factual. Ainda afirma que não existe apenas uma teologia pública, mas um campo desta área com um guarda-chuva de vertentes que, justamente por isso, enfrentam resistências.

De acordo com uma categorização realizada pelo próprio teólogo, existem quatro tendências atualmente: “A reflexão acerca da cidadania acadêmica da teologia, linha especialmente católica; o resgate da tradição liberal e libertadora do cristianismo frente a fundamentalismos e neopuritanismos; a procura de diálogo com autores contemporâneos sobre a presença da religião e da teologia na esfera pública; e a reflexão sobre contribuições cristãs para a cidadania”.

Esses e outros assuntos acerca do tema Teologia pública em um estado laico: uma análise crítica foram discutidos na segunda palestra da noite, realizada por Rudolf von Sinner.

Para encerrar o evento, os profissionais convidados e professores da Uninter debateram sobre o tema Teologia, filosofia e sociologia: diálogos orgânicos, em uma mesa-redonda. A transmissão segue disponível para acesso, através da página de Humanidades e canal da ESE.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Mrexentric/Pixabay

Tags: diálogo, Humanidade, religião, teologia, Uninter

Continue Reading

Voltar Plágio e fake news: você verifica a origem do que lê?
Próximo Estudo e pandemia: expectativas e realidade

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Latest
  • Popular
  • Trending
  • 18ª ENFOC prorroga submissões de trabalhos até 30 de julho

    Autor: Natália Schultz Jucoski - Assistente de Comunicação
    15 de julho de 2025

    A Uninter promove a 18ª edição do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), que acontece do dia 26 a 29 de agosto. Com...

  • Estudantes da Uninter se apresentam no Festival das Etnias

    15 de julho de 2025

    Em sua 63ª edição, o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná reuniu 16 grupos representando 13 etnias diferentes, com a participação de cerca de...

  • Professoras da Uninter ampliam conhecimentos em visita técnica no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares

    Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
    14 de julho de 2025

    “A gente vê tudo na teoria, mas existem pormenores e avanços tecnológicos que vão surgindo, e quando você conversa com aquele pessoal que está lá...

  • Sem seguro rural, Plano Safra perde força e põe produtores em risco

    Autor: *Greissi Tente Giraldi
    14 de julho de 2025

    O Plano Safra é uma das políticas públicas mais estratégicas do Brasil. Lançado anualmente pelo governo federal, ele estabelece as diretrizes e os recursos destinados...

  • O amor nos tempos de (des)conexão: por que estamos abandonando os apps de namoro e voltando às agências de relacionamentos?

    Autor: *Relly Amaral Ribeiro
    14 de julho de 2025

    Por quase uma década, os aplicativos de namoro dominaram a cena dos relacionamentos. O que parecia ser uma revolução no amor — com a promessa...

  • EDUCAÇÃO

    Como funciona o ensino médio a distância para jovens e adultos

    25 de março de 2019

    A educação básica é um direito de todos, afirma a Constituição Federal de 1988. Porém, até 2017, 53,4% dos brasileiros com mais de 25 anos...

  • Uninter oferece 12 cursos de extensão gratuitos durante pandemia de Coronavírus

    Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
    6 de abril de 2020

    Além das ofertas de cursos regulares de graduação e pós-graduação, a Uninter também oferece cursos de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. Agora, 12...

  • Curso de Direito EAD da Uninter conquista nota máxima do MEC

    Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
    21 de julho de 2021

    O Ministério da Educação concedeu nota máxima (5) ao curso de Direito da Uninter na modalidade EAD (educação a distância). A avaliação in loco da...

  • O sonho do mestrado a um clique de distância

    Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
    30 de março de 2020

    Instituições de ensino superior (IES) que têm cursos de mestrado costumam oferecer disciplinas isoladas para pessoas que já tenham completado uma graduação. Para os estudantes,...

  • Uninter lança primeira graduação em Psicanálise do Brasil

    30 de novembro de 2021

    Quem acredita que estudos sobre Psicanálise interessam apenas a psicólogos ou médicos está enganado. Atualmente, essa área da saúde é interessante para complementar a formação...

  • Professoras da Uninter ampliam conhecimentos em visita técnica no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares

    Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
    14 de julho de 2025

    “A gente vê tudo na teoria, mas existem pormenores e avanços tecnológicos que vão surgindo, e quando você conversa com aquele pessoal que está lá...

  • Sem seguro rural, Plano Safra perde força e põe produtores em risco

    Autor: *Greissi Tente Giraldi
    14 de julho de 2025

    O Plano Safra é uma das políticas públicas mais estratégicas do Brasil. Lançado anualmente pelo governo federal, ele estabelece as diretrizes e os recursos destinados...

  • Coro Margareth Picler brilha em 5º Festival de Corais de Joinville

    Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
    14 de julho de 2025

    O Coro Margareth Picler encantou diversas plateias durante o 5º Festival de Corais Joinville (SC). Realizado pelo Instituto Arte Maior, o evento contou com apresentações...

  • Grupo Poltava celebra a cultura ucraniana no Teatro Guaíra

    Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismo
    10 de julho de 2025

    O Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), se transformou no palco da celebração da cultura ucraniana com a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, que há 35...

  • Novo Caderno Intersaberes divulga contribuições interdisciplinares para a formação docente

    Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
    10 de julho de 2025

    Já está disponível para leitura o Caderno Intersaberes Ensino e aprendizagem: temas fundamentais para a formação docente (v.14 n.52). A nova edição foi lançada pela...

SOBRE

    O Uninter Notícias traz informações sobre o Grupo Educacional Uninter, dos seus polos de apoio presencial no Brasil e no Exterior, das empresas parceiras, prêmios, eventos, egressos e alunos de destaque. Divulga as ações e artigos dos professores e dos cursos vinculados às cinco escolas superiores da instituição.

Arquivos

  • julho ( 22)
  • junho ( 64)
  • maio ( 67)
  • abril ( 41)
  • março ( 47)
  • fevereiro ( 52)

Ano

  • 2025 (329)
  • 2024 (734)
  • 2023 (678)
  • 2022 (827)
  • 2021 (1165)
  • 2020 (1235)

COMPARTILHE

  • Condições de uso
  • Política de privacidade
Copyright © All rights reserved. CoverNews by AF themes.