Um hospital sem “cara e cheiro” de hospital

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Em momentos difíceis como em casos de doença é difícil manter o ânimo, o que acarreta em dificuldades na recuperação. Entretanto, existem soluções que ajudam na melhora. A hotelaria hospitalar é um serviço que surgiu para garantir maior comodidade ao paciente, com locais que não lembram praticamente em nada os quartos brancos de hospitais que podem soar bem intimidantes para algumas pessoas.

A hotelaria hospitalar é inspirada em serviços de hotéis, proporciona ao cliente um ambiente limpo, com boa alimentação, roupas higienizadas, entre outros serviços. Além de contar com profissionais voltados à área, para atender e auxiliar enfermidades físicas ou psíquicas de forma gentil e sensível.

Tutora do curso de educação a distância de Gestão Hospitalar da Uninter, Ivana de França explica a importância deste serviço em sua pesquisa “Humanização na Hotelaria Hospitalar: Um diferencial no cuidado com o paciente”, escrito em colaboração com os também professores da instituição Izabelle Rodrigues, João Luiz Ribas e Vera Lucia dos Santos. Leia o artigo completo na revista científica da Uninter Saúde e Desenvolvimento.

O trabalho buscou apontar os benefícios de uma relação próxima entre os profissionais e clientes no ambiente hospitalar. Através de estudos, foi possível comprovar a recuperação do paciente em um ambiente confortável e com atendimento personalizado. Entretanto, a pesquisa também relata que o serviço fornecido pelo local só será bem executado se também for bem remunerado.

“A hotelaria hospitalar humanizada surgiu da necessidade de as instituições hospitalares prestarem os serviços necessários, mas com qualidade, empatia, respeito, dignidade e sensibilidade, visando ao máximo de conforto e bem-estar aos usuários de um hospital”, diz Ivana. Ela observa que atualmente as pessoas não querem ficar internadas em locais com “cara e cheiro de hospital”, por isso, a humanização na hotelaria torna-se o diferencial entre estas instituições.

Clique aqui para ler outros artigos da revista científica Saúde e Desenvolvimento.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *