Vocação para manter a família unida

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

A Obra Social Santo Aníbal, também conhecida como OSSA, é um projeto social criado em 2003 em Curitiba pelos padres vocacionistas. Hoje, atende a 180 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. “Aqui, os educadores trabalham com serviço de fortalecimento de vínculo, ou seja, um trabalho preventivo para que as crianças que estão em situação de risco não sejam retiradas da família e levadas para abrigos”, diz a coordenadora pedagógica do OSSA, Silmara Benedita de Paula.

Dentro da Obra Social Santo Aníbal existem vários projetos elaborados pelas próprias educadoras como o Viagem pelo Brasil, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Projeto da Ecologia, Inclusão Digital, além de aprenderem como se portar em um mercado de trabalho quando saírem do projeto. As crianças e adolescentes ficam meio período na instituição.

O assessoramento pedagógico dos educadores é realizado pelo IBGPEX, braço social do Grupo Uninter, e em parceria com a Escola Superior de Educação da Uninter desenvolvem o projeto de assessoramento pedagógico ao terceiro setor. O objetivo é qualificar 16 entidades sociais que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, localizadas nos diversos bairros de Curitiba. Este assessoramento subsidia o planejamento das atividades pedagógicas e recreativas para melhorar a qualidade de atendimento.

Em um dos doces momentos no OSSA, a equipe da Uninter realizou no dia 12 a entrega de chocolates para os alunos do local. Segundo Janaina do Nascimento Fila Hreciuk, analista administrativo do IBGPEX, essa atividade já acontece há dez anos e desde então este projeto tem levado alegria a várias crianças. “Este ano ficou bem complicado. Muitos pais perderam o emprego, é provável que algumas crianças recebam somente este chocolate. Se está difícil pra gente que tem emprego, imagina para quem não tem”, diz.

Conheça o trabalho da OSSA clicando aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *