IBGPEX realiza 360 ações em todo o país

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Uma ação ou projeto de inclusão social a cada cinco dias, que atenderam a quase 10 mil pessoas por todo o Brasil. Ações que levaram roupas e alimentos a quem precisa, prestação de serviços os mais variados, capacitação profissional, inclusão social e digital. Este é o balanço de 2012 a 2016 do IBGPEX, o braço de responsabilidade socioambiental do Centro Universitário Internacional Uninter.

O instituto desenvolve seis projetos em conjunto com a Uninter.  São eles o Projeto Ser Capaz, Jovem Cidadão, Fazendo Renda, Rompendo Fronteiras, Justiça Solidária, Pintura em Tela. Além de duas ações: a Campanha Páscoa Solidária e a Campanha Doce Natal. Juntos, todos beneficiaram 9.879 pessoas nos últimos cinco anos.

A grande extensão dessa atuação fica evidente com as 360 ações de inclusão social realizadas nesse período. Do total, 73 aconteceram nos quatro campi da Uninter em Curitiba e as outras 287 em polos da instituição espalhados por todo o Brasil. Dentre as ações de inclusão social estão as campanhas de doações de alimentos, roupas, fraldas e livros, prestação de serviços, orientações, eventos, palestras e representações em órgãos públicos e privados.

Todos esses projetos são realizados visando atender a pessoas com vulnerabilidade e risco social. Portanto, seu foco compreende e prioriza os adolescentes e jovens, idosos, mulheres e deficientes, trabalhando a inserção destas pessoas no mercado de trabalho e, assim, melhorando a sua qualidade de vida.

Dona Pastorina, de 68 anos, esbanja um sorriso ao falar do projeto que fez com que sua vida fosse mais alegre. Com Alzheimer, ela frequenta o Projeto Fazendo Renda há três anos por orientação médica, devido à importância da convivência com as pessoas. Pastorina explica que além de aprender e ter a companhia de várias mulheres, consegue vender algumas coisas que produz, como bolsas. “Não posso ficar parada porque o Alzheimer ‘ataca’. Por isso, venho aqui e vou em outros lugares como esse. Faz muito bem para mim”, diz.

Instrutora de artesanato, Marilda Adélia Boemer iniciou como participante do projeto Fazendo Renda em 2013 e há um ano foi contratada como colaboradora. Ela conheceu o projeto por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e se encantou ao perceber o envolvimento das participantes.

“Estamos crescendo junto, aprendendo junto, evoluindo. Vira realmente um círculo de amizade que envolve meninas de 60 e 70 anos. Nelas, vemos uma nova vida, porque ficar em casa sofrendo a falta do desemprego e a solidão da idade não faz bem para ninguém. Quando elas vêm aqui, se curam, é um tratamento, uma terapia ocupacional. Sem dúvida, é muito gratificante”, diz Marilda.

O IBGPEX é uma associação civil de assistência social sem fins lucrativos que atua no âmbito da assistência social, com programas, projetos e serviços de proteção social, inclusão social e digital, de capacitação para o trabalho e inclusão produtiva. Além disso, também elabora e desenvolve projetos de assistência social, articula e promove ações sociais, eventos e campanhas junto aos colaboradores, professores e alunos da Uninter

Entre os reconhecimentos obtidos pelo IBGPEX estão o primeiro lugar na categoria “Trabalho” do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, promovido pelo Instituto de Cidadania Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia. A conquista se deu com o Projeto Fazendo Renda. Em junho de 2009, conquistou também o certificado de utilidade pública municipal de Curitiba, além de outros reconhecimentos durante o seu tempo de atuação.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *