Parceria permite a aprendizes ampliar os planos de carreira

 

Heloisa Alves Ribas

Os jovens estão tendo de se preparar cada vez mais cedo para o mercado de trabalho, e o Programa Jovem Aprendiz é uma primeira oportunidade profissional. Para as empresas, além de cumprir uma disposição legal, estão desenvolvendo estudantes comprometidos com as suas futuras profissões. Para ampliar os planos de carreira de seus 15 aprendizes, o Grupo Uninter está buscando aprimorá-los por meio de cursos e palestras que os auxiliem a ampliar as suas possibilidades de trabalho no futuro.

“Este projeto trabalha com todos os aprendizes do grupo, focando em seu desenvolvimento. Queremos que ele entenda que está aqui não só para trabalhar, mas primeiramente para aprender”, explica a assistente de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas da Uninter, Jessye Camargo Ribas. “O aprendiz, por ser jovem, têm muito a acrescentar na empresa porque tem um olhar inovador. Isso é essencial para o desenvolvimento da empresa e seu desenvolvimento pessoal”, diz.

A ideia do projeto se originou em novembro de 2016, ao se perceber que havia uma carência de algo mais profundo para o aprendiz. A partir desta identificação, foi estabelecido um acompanhamento dos estudantes, um levantamento da quantidade e um mapeamento das áreas. Desde então, a Uninter vem oferecendo capacitações aos seus 15 aprendizes em parceria com o Instituto Cidade Júnior. A responsável pelo instituto, Rejane Bressan, ministra palestras e cursos.

“Esse olhar da Uninter com o instituto vem somar porque a gente consegue trazer outras informações, outros conteúdos que fogem da grade dos cursos obrigatórios dos aprendizes. Esse conteúdo extra agrega valor ao processo de desenvolvimento profissional e conseguimos fazer uma integração entre a empresa e o jovem”, explica Rejane.

O Instituto Cidade Júnior é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta serviços de assistência social, de educação e intermediários de apoio a gestão de recursos humanos às entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos. Atua na preparação de jovens para o trabalho por meio do Programa de Aprendizagem, do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Programa de Estágio, Programa Cidade Júnior e de Cursos Livres.

Para saber mais sobre o instituto ou fazer sua inscrição como aprendiz, clique aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *