Grafita se une à Asid pela inclusão laboral de deficientes

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Um em cada quatro brasileiros possui algum tipo de deficiência, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 45 milhões de brasileiros. Pelos dados de 2015 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho. Essa taxa cresceu 5,75% de 2014 para 2015.

Há duas explicações centrais para esse aumento: a Lei de Cotas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a atuação de organizações não-governamentais que trabalham para essa finalidade. Um desses exemplos é a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), entidade sediada em Curitiba que trabalha no desenvolvimento de pessoas com deficiência.

A ASID tem 1,6 mil voluntários atuantes e já beneficiou 3,2 mil pessoas com deficiência. Há quase um ano, a instituição recebeu um reforço nesse trabalho de inclusão social. A equipe da Grafita, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Uninter, tem colaborado na elaboração de peças publicitárias e assistência com planejamento estratégico de comunicação. A ideia da parceria surgiu de um aluno do curso que atua na ASID e com a coordenação da agência experimental.

Entre alguns dos trabalhos realizados pela Grafita para a ASID estão as elaborações de peças, assistência com planejamento estratégico de comunicação. Um dos mais recentes é o projeto “Mão na Massa”, que convida as instituições parceiras da ASID a participar das melhorias em infraestruturas de escolas. Mas essa não é a primeira parceria da Grafita em ações sociais. A agência já trabalhou com o IBGPEX, o braço social do Grupo Uninter.

Criada em 2008, a Grafita oferece aos alunos de Publicidade e Propaganda a chance de trabalhar em um ambiente que se assemelha muito ao real mercado de trabalho. A agência experimental conta com a ajuda de estagiários e alunos voluntários, além de professores e orientadores em conjunto com a coordenação do curso.

“Com uma atmosfera transdisciplinar entre as competências de Publicidade e Propaganda, o objetivo é proporcionar ao discente a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares, tornando-o capacitado para a inserção no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da Grafita, a professora Ana Heck.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Grafita se une à Asid pela inclusão laboral de deficientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *