GESTÃO EDUCACIONAL E MUNICIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES EDUCADORAS
Veja grade curricular


SOBRE O CURSO
0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!
0 pessoas interessadas neste curso hoje!
A pós-graduação em Gestão Educacional e Municipal para o Desenvolvimento de Cidades Educadoras visa possibilitar ao aluno uma formação que lhe permita lidar com o emergente cenário contemporâneo, no qual a compreensão de educação se alarga ao longo da vida e permeia diferentes espaços das cidades, impondo à administração pública, a cidade e aos seus cidadãos maior comprometimento com seu desenvolvimento, que tem a educação como carro-chefe. Esse cenário convida diferentes atores sociais a despertar e situar-se na condição de agentes educadores que reconhecem a complexidade cada vez maior das cidades e o impacto causado por essa tendência na construção da cidadania, do direito à cidade e da gestão democrática, participativa e ativa. Trata-se, portanto, de pensar, enxergar e efetivar a cidade como educadora, envolta numa intencionalidade pedagógica. Esse movimento de reinventar a cidade exige a tomada de consciência de profissionais em diferentes áreas do conhecimento, uma constante atualização e aperfeiçoamento profissional, tendo em vista que o mercado e a sociedade anseiam por profissionais comprometidos e qualificados, aptos a mergulhar na complexidade que nosso tempo histórico nos coloca e a contribuir com a transformação social por meio de uma formação voltada para e pela cidadania emancipatória.
PORTARIA E RESOLUÇÕES
0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!
0 pessoas interessadas neste curso hoje!
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – opcional
Classificação no E-MEC: Educação
Resolução Cepe nº 1.637, de 2 de fevereiro de 2022
Coordenador: Prof. Alceli Ribeiro Alves
Tutor: Marcos Rodrigues Velasque
PERFIL DO ALUNO
0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!
0 pessoas interessadas neste curso hoje!
A especialização em Gestão Educacional e Municipal para o Desenvolvimento de Cidades Educadoras destina-se a profissionais de diversas áreas, que possuam diploma de nível superior e atuem ou desejem atuar com educação ou com desenvolvimento das cidades, numa perspectiva de construção da cidadania, da gestão democrática, do direito à cidade, e do compromisso da cidade e com o serviço integral das pessoas em prol do desenvolvimento de cidades educadoras. Inclui, dentre outros profissionais, gestores educacionais, professores, pedagogos, geógrafos, arquitetos, urbanistas, engenheiros, servidores públicos municipais e administradores, graduados que desejam aperfeiçoamento, além de outros profissionais graduados que buscam melhor qualificação em nível de pós-graduação.
MERCADO DE TRABALHO
0 pessoas se inscreveram neste curso hoje!
0 pessoas interessadas neste curso hoje!
O egresso da pós-graduação em Gestão Educacional e Municipal para o Desenvolvimento de Cidades Educadoras irá se deparar com um mercado de trabalho bastante amplo, seja na iniciativa privada ou serviço público. A qualificação está focada em dois perfis definidos. O primeiro perfil está associado à formação de professores e de profissionais que atiam na gestão educacional. O segundo perfil, mais relacionado com a administração pública, contempla os servidores e cidadãos que precisam fazer a cidade educadora emergir, desenvolver-se e disseminar projetos e ações por toda a municipalidade. Ambos os perfis inspiram-se nos princípios das Cidades Educadores e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na administração pública, o egresso poderá integrar equipes multidisciplinares, buscando construir e promover a cidade educadora, desde sua implementação até a elaboração de estratégias específicas de planejamento e gestão. Na docência em nível superior, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, o profissional poderá desenvolver novas competências e habilidades, que lhe serão muito úteis para atuar dentro e, sobretudo, fora dos muros da escola.
Assuntos Relacionados
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Relação Escola Comunidade | Cristiane Dall Agnol da Silva Benvenutti | Mestrado | 30 |
Cidades Educadoras: Conceitos e Perspectivas | Cleber Bianchessi | Mestrado | 30 |
A Cidade como Espaço Educador | Siderly do Carmo Dahle de Almeida | Doutorado | 30 |
A Cidade e a Escola: Análise da Perspectiva de Lugar e não-Lugar | Priscila Marcante de Souza | Mestrado | 30 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Legislação Educacional | Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato | Doutorado | 30 |
Gestão de Instituições Educacionais | Dinamara Pereira Machado | Doutorado | 30 |
Gestão de Pessoas | Janete Schmidmeier | Mestrado | 30 |
Gestão Escolar | Ana Carolina Caldas | Mestrado | 30 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Gestão de Cidades Educadoras | Maria Silvia Bacila | Doutorado | 30 |
Políticas Públicas e Cidades Educadoras | Alceli Ribeiro Alves | Doutorado | 30 |
Direito Urbanístico | Maria Helena Abdanur Mendes dos Santos | Mestrado | 30 |
Gestão Pública Participativa | Juliana Bertholdi | Mestrado | 30 |