Workshop leva prática em biomecânica a alunos de Educação Física em Governador Valadares

Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismo

Entender como os seres vivos se movimentam e agem a partir da Física e da Biologia é um dos principais focos da biomecânica, área de conhecimento importante para profissionais da educação física. Entusiastas e alunos do curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Uninter tiveram a oportunidade de uma imersão prática em um workshop organizado pelo polo da cidade de Governador Valadares (MG), em conjunto com o orientador pedagógico, Mauricio Almeida.

O evento levou aos alunos as teorias da biomecânica e suas aplicabilidades nas práticas esportivas e atividades físicas do dia a dia, através de duas palestras, que foram ministradas pelos professores chilenos Felipe Inostroza Ríos e Ignacio Roa Gamboa.

Taismara Alves, supervisora do Polo, conta que a iniciativa já era um desejo do orientador pedagógico do curso e que a oportunidade se concretizou com a chegada de dois intercambistas. “[Eles] estão no Brasil cursando mestrado e têm vínculo acadêmico com o próprio Maurício. A partir dessa conexão, nasceu a ideia de realizar o workshop”, contou Alves.

“A disciplina de Biomecânica é essencial para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, pois estuda as forças e os movimentos que atuam sobre o corpo humano durante a realização de atividades físicas. Compreender esses elementos é fundamental para que os futuros profissionais possam prescrever práticas corporais de forma consciente, segura e eficaz, prevenindo lesões e/ou traumas”, explicou Almeida.

O orientador pedagógico ainda ressalta o enriquecimento técnico que os professores chilenos puderam proporcionar à experiência do workshop, tanto para os alunos da instituição quanto para o público em geral que esteve presente. “A presença dos professores chilenos enriqueceu ainda mais a formação dos alunos, trazendo experiências práticas e aplicações diretas da ciência no contexto esportivo, especialmente na corrida, uma modalidade amplamente praticada atualmente”, afirma.

Um dos impulsionadores para a realização do evento também foi o crescimento de procura em cuidados com a saúde, que aumentou a demanda por profissionais da área.

“Muitas pessoas que antes eram sedentárias passaram a priorizar a prática de exercícios físicos como uma estratégia de promoção da saúde, o que aumentou a demanda por profissionais de Educação Física capacitados e atualizados nas bases científicas do exercício”, evidenciou Mauricio ao mencionar a forte adesão dos alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura da Uninter.

De acordo com o orientador pedagógico, o interesse dos alunos por disciplinas como Biomecânica, Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício, entre outras, cresceu de forma significativa, especialmente após o período pandêmico.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *