COMUNICAÇÃO

Vinícius elevado à potência 3 inspira o futuro empreendedor

Nossa sociedade atravessa hoje uma revolução tecnológica. Vivemos uma era em que as mudanças são instantâneas. Muitas são as previsões sobre o futuro, inclusive o do mercado de trabalho. Pode até parecer assustador, mas muitas profissões que temos hoje deixarão de existir em alguns anos.  E é por isso que o aluno que dará início à sua trajetória profissional precisa estar preparado para essas mudanças.

Pensando nisso, as coordenações dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter promovem todo início de ano uma aula magna para recepcionar os alunos na volta às aulas, trazendo profissionais do mercado de trabalho para apresentar a realidade que estão vivendo.

Na edição de 2019, três profissionais formados na Uninter retornaram no dia 15 de março ao campus Tiradentes, em Curitiba (PR), para falar aos alunos sobre suas experiências no mercado de trabalho. Com o título, “Startup com 3 vinas: um mercado novo para profissões tradicionais”, a aula magna brinca com o apelido muito comum ao nome dos três palestrantes: Vinícius.

Os convidados foram Vinícius Garcia, executivo de contas no Olist, Vinícius Rieping, líder da equipe de customer success na empresa Doctoralia, e Vinícius Camilo, customer success marketing na empresa Leankeep Software.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, esses participantes foram escolhidos por atuarem em empresas startups. Modelo de negócio que está em alta no Brasil e, ao contrário do que muitos pensam, pode ser também um campo para profissionais da área de comunicação.

O evento foi divido em dois momentos. Primeiramente cada convidado pôde se apresentar e contar um pouco de sua história, ao final os alunos puderam fazer perguntas, o que acabou gerando discussões interessantes.

Os convidados

Vinicius Camilo foi o primeiro a se apresentar. Vindo da Vila Trindade, no bairro Cajuru, em Curitiba, contou que trabalha desde os 5 anos, quando vendia picolé na rua. Confessou que antes de entrar na Uninter se considerava analfabeto digital, mas durante a graduação “se jogou” em todas as atividades oferecidas pela faculdade para aprender tudo que podia. Ao dividir com os estudantes sua história, passou uma mensagem inspiradora e detalhou o que está vivendo atualmente na sua vida profissional.

Vinicius Rieping deu detalhes das suas experiências em estágios e empregos. Motivou os alunos ao descrever algumas fases que vivenciou. Partindo dos trabalhos em agências, passando pela fase em que foi sócio de um negócio, até chegar ao customer success, objeto de seu trabalho hoje.

O customer success (sucesso do cliente, em livre tradução) consiste em fazer com que o cliente alcance o resultado desejado através das interações com a empresa. Auxilia na retenção, ou seja, garante que os clientes entrem na empresa e continuem lá. Também contribui para que a experiência dele seja satisfatória. Rieping salientou que um dos pilares dessa prática é o fato de agregar valor à marca e aos produtos ou serviços do cliente.

Vinicius Garcia foi o último a se apresentar. Também fez um resumo da sua carreira e comentou as experiências que moldaram seu perfil profissional. Para ele, aprender o significado de resiliência, enquanto trabalhava na televisão, foi um ponto chave que o auxiliou em diversos aspectos da carreira que está seguindo na startup.

O bate papo

Por fim, o público teve a oportunidade de fazer perguntas. Ao serem questionados por alunos que têm interesse de seguir na área do empreendedorismo, os palestrantes deram algumas dicas de aspectos da área de comunicação que merecem uma atenção especial e tem campo para desenvolvimento em startups.

Os três Vinicius também explicaram a influência que o desenvolvimento pessoal tem neste novo mercado. Segundo eles, um perfil versátil e proativo será essencial para todos os profissionais. A habilidade de resolver problemas também foi elencada como um importante ponto a se desenvolver para quem pretende trabalhar na área de inovação.

A aula se encerrou com alunos motivados e pensativos a respeito da reflexão lançada pelos convidados. O empreendedorismo é, sim, uma oportunidade para profissionais da comunicação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *