Uninter realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Uninter foi realizada nos dias 19 a 23 de setembro de 2022 com o tema “Bem-estar do corpo de da mente e meio ambiente ao longo da vida”.

Esse processo de conscientização reforça o olhar do colaborador para promoção da saúde e prevenção de acidentes e é uma obrigação legal das empresas, que deve ser promovida todos os anos, conforme a Norma Regulamentadora nº 5 (NR5).

Este ano, a SIPAT da Uninter reforçou a necessidade de observar a qualidade de vida para que seja possível um envelhecimento saudável. Investir e promover a saúde e bem-estar é importante em todos os momentos da vida.

Os temas trabalhados foram desenvolvidos durante cinco dias, com palestras realizadas por professores da Uninter no período da manhã e da tarde. A foi com a Médica do Trabalho Troian e o Engenheiro de Segurança do Trabalho Ronaldo Bicalho, que falaram sobre a busca pelo equilíbrio emocional entre necessidades pessoais e financeiras. Na sequência, a professora Giseli Cipriano Rodacoski falou sobre “Manejo do estresse e ansiedade”.

O segundo dia trouxe os temas  “Como promover e proteger a sua saúde no ambiente de trabalho” com as professoras Louise Aracema Scussiato e Deisi Cristine Forlin Benedet. Em seguida falou-se sobre “A importância da gestão dos resíduos sólidos e a sua relação com a segurança no trabalho”, em palestra ministrada pelo pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté, e pelo professor da Escola de Superior de Saúde Única André Maciel Pelanda.

Convidado especial desta edição, o bombeiro Jair Lopes abordou a “Prevenção de acidentes domésticos” e também a “Ciência de educação em ressuscitação – RCP”.

Com foco na prevenção de doenças, foram ainda realizadas palestras sobre “Consequências do uso de substâncias psicoativas: aspectos clínicos e sociais”, com a professora Natalia Fracaro Lombardi Asinelli, e sobre “Infecções sexualmente transmissíveis – IST | HIV”, com os Willian Barbosa Salles e Ana Paula Weinfurter Lima Coimbra de Oliveira.

Para finalizar a semana enriquecida de conhecimento e prevenção, na sexta-feira também foram trabalhados a “Longevidade e qualidade de vida” com a professora Ana Paula Garcia Fernandes, “Perspectivas sociais para o envelhecimento”, com as professoras Neiva Hack e Maria Caroline Waldrigues.

O encerramento ficou por conta do coordenador de gestão em recursos humanos, Christiano Lopes Affonso, e do professor Ivo Carraro, que retomaram os temas apresentados no decorrer da edição.

Além das palestras virtuais, foram realizadas atividades presenciais nas sedes da Uninter em Curitiba (PR), que contaram com Quick Massage, Bioimpedância e o Jogo de Tabuleiro Gigante, além de blitz de orientações posturais que foram realizadas nas áreas. Também aconteceram sorteio de brindes para diversos colaboradores que participaram e assistiram às palestras. O conteúdo está disponível no Univirtus.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *