Uninter promove vacinação da gripe para os seus colaboradores

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Além da preocupação com a doença respiratória causada pelo coranavírus, devemos ter cuidado com as doenças respiratórias comuns, entre elas a influenza, mais conhecida como vírus H1N1. Preocupado com o bem-estar dos colaboradores e seus dependentes, o Grupo Uninter ofereceu um subsidio de 50% sobre o valor da vacina que imuniza contra o vírus H1N1 para os colaboradores que desejassem tomá-la.

A médica Eline Terezinha Troian, responsável pela medicina do trabalho na Uninter, ressaltou que a empresa tem um programa de estruturação para que todos os colaboradores possam optar por adquirir uma dose da vacina contra o vírus influenza. “A gente dispõe de um programa onde é disparado o convite para os funcionários que queiram adquirir a vacina para si e para os seus dependentes. Esse programa foi melhorado em 2021, no sentido de passar mais informações sobre a vacina para cada colaborador que quisesse adquirir”, explica Eline.

Uma das formas de divulgação utilizada pela empresa foi o e-mail corporativo, com comunicados internos que explicavam desde como fazer a adesão até a data e local de vacinação para os grupos que foram divididos de acordo com a idade. “Nós conseguimos saber quantas pessoas aderiram à vacina e foi feita uma separação por idade dessas pessoas, para não ocorrer aglomeração no drive-thru”, conta a médica.

A vacinação foi realizada de 6 a 12.abr.2021 no pátio da sede corporativa da Uninter, localizada na rua Francisco Nadolny, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba (PR). A medicina do trabalho, departamento que cuida da saúde dos funcionários, alugou uma estrutura com pias ecológicas, que ficou montada em ambiente ao ar livre, para que os profissionais de saúde fizessem a higienização das mãos antes de aplicar a vacina. As vacinas ficaram armazenadas em uma geladeira específica para conservar as doses do imunizante.

Os colaboradores e seus respectivos dependentes que não conseguiram participar da vacinação drive-thru podem ser vacinados na clínica Neocentro, unidade localizada na Avenida Vicente Machado, 2.855, no bairro Batel, em Curitiba.  Para receber a dose do imunizante é necessário apresentar o crachá e o documento de identidade (colaboradores), ou apenas o documento de identidade (dependentes). As vacinas serão aplicadas na Neocentro até o dia 31.mai.2021, de segunda a sexta-feira: 9h às 18h, e nos sábados, das 9h às 12h.

Eline destacou que é necessário fazer um intervalo de 14 dias entre a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e a dose única da vacina contra o vírus influenza. “O colaborador foi orientado que para receber a vacina da gripe é necessário esperar 14 dias após a vacinação da Covid-19, caso ele tenha sido vacinado. Então, deixamos explícito para as pessoas do grupo prioritário estipulado pelo sistema público de saúde de que é importante primeiro receber a vacinada da Covid-19, por ela ser uma doença mais grave, e que apresenta mais riscos de vida”, afirma.

A técnica de enfermagem Valéria Neri de França, que atua no ambulatório da Uninter, enfatiza que nesse momento da pandemia do coronavírus, a vacina da gripe vem para fortalecer a importância de termos um cuidado com a saúde humana. “Se fizermos a imunização contra a gripe, que é uma doença comum, e posteriormente formos infectados pelo coranavírus, menor será o risco de haver um agravante no estado clinico da pessoa”, diz.

Christiano Lopes Afonso, coordenador do setor de gestão de pessoas da Uninter, diz que “a importância dessa vacinação contra o vírus influenza é de imunizar as pessoas, mas também de ajudar as próprias unidades de saúde pública que estão em colapso pela pandemia do coranavírus. Assim, evitando que esses colaboradores compareçam nas unidades de saúde para tratar doenças como a gripe”.

Entre as várias pessoas que receberam a vacina da gripe está a Genoveva Ribas Claro, professora do ensino superior na Uninter. A colaboradora recebeu a vacina no sistema drive-thru e afirma que “a Uninter se preocupa bastante com o bem-estar do colaborador, garantindo o respeito, a igualdade e fraternidade entre todas as pessoas”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *