Uninter mobiliza colaboradores e comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Foi em 1810 que a Coroa Portuguesa fundou a Biblioteca Nacional do Brasil. O poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga publicou a primeira obra no país, “Marília de Dirceu”. Mais de dois séculos depois, as bibliotecas continuam sendo ponto de encontro para estudos, debates e pesquisas, mas não apenas isso. Assim como as tecnologias avançaram, os espaços também ganharam novas formas e dinâmicas.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrado em 29 de outubro, a equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas da Uninter promoveu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca entre os dias 24 e 27 de outubro, na Biblioteca Central do campus Garcez, em Curitiba (PR).

“É uma forma de incentivar a utilizarem a biblioteca e ver que não é mais algo apenas estático. A biblioteca é importante, guarda esse tesouro [que são os livros], mas que não fica parado. Vai para a mão de pessoas, que ficam com a riqueza do conhecimento e do aprendizado e levam para a vida toda”, explica a coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas da Uninter, Vanda Fattori Dias.

O evento reuniu professores e colaboradores dos mais diversos setores, com o intuito de incentivar a leitura e a construção do conhecimento, conscientizar acerca da preservação de livros, fomentar a relação cognitiva e o conhecimento, assim como promover a integração e socialização. Tudo isso por meio de atividades culturais, música ao vivo, contação de história, doação e troca de livros, restauração de obras, jogo de RPG e até uma caça ao tesouro cultural.

A turma do projeto Despertar, realizado pelo Instituto IBGPEX em parceria com a Uninter, participou dos dois primeiros dias e teve a oportunidade de assistir a um pocket show do professor Luis Fernando Lopes, que na voz e no violão interpretou desde a música popular brasileira (MPB) até música italiana.

Já a professora Débora Klassen apresentou e envolveu o público com uma contação de história. Os colaboradores também precisaram desvendar as pistas de uma caça ao tesouro entre as seções da biblioteca e jogaram RPG, além poderem entender como se dá a restauração de livros em uma oficina.

“É bom viver algo diferente, para relaxar um pouco, distrair da nossa rotina normal. Achei bastante divertida a interação com os colegas, de ter que pensar junto para resolver a caça ao tesouro e também a contação de história. A professora contava muito bem e fazia a gente realmente entrar no que estava contando, com se fossemos nós mesmos lá dentro”, conta o colaborador do Despertar, Vitor Campos.

Nicolas Silva, também da turma do Despertar, é fã da saga de livros Harry Potter e gostou de conhecer mais sobre a biblioteca da instituição. O colaborador diz que o momento musical foi o que mais gostou de participar e interagir com os colegas. “Achei bem interessante, aprender novas coisas. Aprendemos a valorizar ainda mais a história dessa semana”, complementa o colaborador Lucas Wojcik.

Cerca de 30 colaboradores do Programa Jovem Aprendiz, também do IBGPEX em parceria com a Uninter, fizeram parte do encerramento da semana. Os aprendizes realizaram as atividades durante a manhã e início da tarde de 27 de outubro.

Os aprendizes Wesley dos Santos, que atua na Central de Estágios, e Carla Teixeira, da Central de Atendimento, afirmam que o evento proporcionou desenvolver o trabalho em equipe, além de conhecer mais todo o espaço da biblioteca e áreas de estudo.

“Achei muito interessante por causa das pistas [na caça ao tesouro] e também a dinâmica de ter que criar personagens [no RPG]. Foi muito empolgante. A gente pensou em grupo, foi algo que eu não esperava”, relata Carla.

Já Wesley, que se interessa por estudos na área de filosofia e teologia, diz que foi bom não ficar preso em uma leitura parada. “Fizemos bastante dinâmica, interagindo. Na caça ao tesouro foi legal, porque aprendemos mais sobre onde ficam as seções da biblioteca e no RPG vimos mais sobre o trabalho em equipe com relação ao tema”, complementa.

Grupos de professores da instituição também dedicaram um tempo para participar das dinâmicas durante os dias de evento. O espaço para doação e troca de livros, em frente à biblioteca, fica aberto para alunos e colaboradores mesmo depois do encerramento da semana.

“Mesmo que tenha acesso através da internet e ainda que o livro eletrônico tenha a facilidade de ler em qualquer lugar, poder pegar o livro na mão, folhear, ter o autógrafo de um autor, é muito significativo. O livro leva a gente a viajar, sonhar. É possível conhecer o mundo através da leitura. Você adquire conhecimento e é com isso que se torna um cidadão. A leitura transforma e é a base da educação. Leia como você quiser, leia do seu jeito. O importante é ler”, conclui Vanda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


1 thought on “Uninter mobiliza colaboradores e comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *