Uninter Game Awards premia melhores jogos desenvolvidos por alunos

Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo

A Escola Superior Politécnica realizou a premiação do primeiro Uninter Game Awards (UCA) no dia 12 de março de 2024. Os alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais produziram jogos que puderam ser jogados e votados pelo público. Os games concorreram às seguintes categorias: Melhor trilha sonora; Melhor arte visual; Jogo mais divertido; e Melhor jogo. Os vencedores irão receber um certificado com nome e categoria, um curso de extensão da Escola Politécnica e um voucher de R$50 para utilizar em qualquer plataforma de jogos online.

O curso de Jogos Digitais foi lançado em fevereiro de 2023, sendo o UCA uma forma de valorização e reconhecimento da capacidade dos alunos, além de servir como portfólio para a busca de empregos. Dentro do curso, os alunos são motivados a estar sempre evoluindo e buscando a produção dos melhores trabalhos, elevando a qualidade das práticas produzidas e seus conhecimentos.

Esta premiação envolveu somente os trabalhos desenvolvidos no primeiro ano de curso. Coordenador da graduação, Vinicius Borin mostrou satisfação em premiar os jogos. “Poder premiar os melhores trabalhos de alunos do curso de Jogos Digitais é um reconhecimento muito bacana para a trajetória profissional deles”, diz.

O curso de Jogos Digitais é voltado para programação e inclui disciplinas de design, sonorização, game design, entre outras. A graduação busca formar profissionais para ocupar as vagas que estão defasadas no mercado, preparando os alunos para atuar em estúdios, em desenvolvimento de games, produtoras de trilhas sonoras, instituições de ensino etc.

Os vencedores

Na categoria de melhor trilha sonora e melhor jogo, “Ardent Soul” foi o grande campeão. A produção de Leonardo de Oliveira e Diego Silva se destacou entre os concorrentes, com uma trilha sonora que remete à temática, estética e gráficos do jogo. “Incrível a sensação de ganhar e ser reconhecido por tal, muito gratificante e incentivador”, afirma Diego.

O outro desenvolvedor do jogo relatou algumas dificuldades enfrentadas na criação do game. “Nem eu nem o Diego somos artistas ou músicos, o que acabou gerando uma necessidade de usar assets de terceiros. Assim, tivemos que ter cuidado na hora de escolher, para selecionar aqueles que combinassem e não fugissem da estética que a gente buscava”, revela.

Na categoria de jogo mais divertido, o game “Tokinho Adventures” sagrou-se vencedor. O jogo conta com um personagem diferente, uma capivara que utiliza capa e chapéu. No início do desenvolvimento, o criador Igor Ruan explicou qual era sua ideia principal. “Ao desenvolver o ‘Tokinho Adventures’, minha intenção era criar algo divertido e engraçado. Sempre achei as capivaras adoráveis e hilárias, então, por que não as utilizar?”, diz.

O prêmio de jogo mais divertido foi de grande importância para Igor, pois valoriza todo o esforço e aprendizado concebido durante o curso. “Receber o prêmio de jogo mais divertido foi uma alegria imensa, pois isso não só valida todo o esforço que dediquei a ele, mas também todo o conhecimento que venho adquirindo ao longo desta jornada”, completa.

Na categoria de melhor arte visual, a vencedora foi a aluna Júlia Dartora, com o jogo “Goma: A Tartaruga Joaninha”. A desenvolvedora trouxe para o jogo os melhores gráficos, conseguindo relacionar os elementos visuais com a temática do game.

A premiação aconteceu no canal do YouTube da Escola Superior Politécnica da Uninter. Para assistir, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *