Cristovam Buarque chega a Curitiba para lançar novo livro

Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica

A Editora Interesaberes realizou o lançamento do livro “Conversa com Edmar Bacha“, de Cristovam Buarque, em Curitiba (PR) na última sexta-feira (22 de março). O evento ocorreu na Livraria da Vila, com presença do ex-ministro para uma palestra e sessão de autógrafos.

Ministro da Educação durante o primeiro governo Lula, o pernambucano Cristovam Buarque se destacou na política pelo Distrito Federal, onde foi governador e senador por dois mandatos. Foi o criador do programa de transferência de renda Bolsa Escola, depois incorporado a nível federal pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e renomeado como Bolsa Família pelo governo Lula.

“O sentimento que tenho aqui é da simpatia que recebo dos que vêm ao lançamento do livro. A retribuição disso é a minha simpatia com a população que veio e à toda população de Curitiba. […] Fico muito feliz de estar aqui”, disse Cristovam sobre a ocasião.

Professores e autoridades da Uninter também estiveram presentes, como o fundador e chanceler da instituição, Wilson Picler, e o vice-reitor, Jorge Bernardi. Além dos acadêmicos e do público geral que lotaram o espaço, o ex-governador do Paraná Roberto Requião compareceu para prestigiar o companheiro político.

A presença do público animou a organização do evento. “Para nós, da Editora Intersaberes, foi uma grande honra receber os originais do livro. Quando ele nos procurou, sondando se poderíamos ser a editora que publicasse o livro, foi uma grande alegria. O processo de edição com o senador foi muito gostoso, ele nos deu liberdade para trabalhar no livro. E hoje foi um sucesso, estamos aqui realizando o lançamento com casa lotada. A gente está muito feliz, e desejo uma boa leitura a todos que vão comprar a obra”, enfatizou a diretora da Intersaberes, Lindsay Azambuja.

Momento de reflexão

Cristovam usou o palco do auditório da livraria para discorrer sobre a situação econômica e social do Brasil. Um “educacionista” por natureza, como o próprio se define, o ex-ministro define a educação ampla e de qualidade como um dos pilares do progresso democrático e da equidade social.

“Dedico minha vida hoje para um aspecto de tudo isso, que é a educação de base com máxima qualidade pelos padrões internacionais e interesses nacionais. Com a máxima equidade, poder comparar o nosso jovem que termina o ensino médio com uma formação que a gente possa dizer ‘este brasileiro está ou alfabetizado para a contemporaneidade’. Ou seja, entre outras coisas, ele sabe ler muito bem o português, é capaz de falar pelo menos mais um idioma estrangeiro, sabe as bases das ciências da matemática, da filosofia, da história, da geografia. Ele tem um ofício”, afirmou para a plateia.

Para o autor, a educação é a chave para solucionar problemas enraizados na ordem social do país e deve ter maiores investimentos por parte do poder público. Destaque na Uninter, a educação a distância de qualidade é um dos caminhos que o ex-ministro enxerga para diminuir a desigualdade brasileira.

“O senador Cristovam Buarque é o campeão da educação no nosso país. Se tem alguém que entende de educação, é Cristovam Buarque. Nós tivemos o privilégio de participar de uma palestra e de um diálogo do lançamento deste livro, em que ele dialoga também com Edmar Bacha, um dos maiores economistas do nosso país. Posso dizer que aprendi muito nesta noite com o ex-governador, ex-senador e ex-ministro Cristovam Buarque”, exaltou Bernardi, ex-vereador de Curitiba por sete mandatos.

O livro

O interlocutor de Cristovam no livro é Edmar Bacha, economista e principal formulador e implantador do Plano Real durante o governo Itamar Franco (1992-95). Antes de assumir o plano de estabilização monetária, o economista era conhecido como um dos criadores de programas de pós-graduação em Economia no país e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi ele quem convidou Cristovam a voltar para o Brasil, depois de nove anos no exterior, para assumir uma cadeira de professor na Universidade de Brasília (UnB).

Na conversa, Cristovam propõe reflexões para relembrar o passado brasileiro desde os anos 1960 e imaginar o que o futuro guarda para a nação. A dupla retoma os rumos da economia brasileira desde a ditadura militar (1964-1985) até os atuais desdobramentos de políticas públicas do governo federal. A obra foi idealizada em setembro de 2022, quando Cristovam convidou Bacha para a realização nos moldes de outras três conversas já publicada pela editoras.

O livro vai além do diálogo entre os intelectuais ao permitir espaços ensaísticos de Cristovam. As reflexões sobre temas urgentes do Brasil e do mundo trazem ao leitor impressões sobre educação, combate à pobreza, ecologia, relações internacionais, distribuição de renda, controle fiscal, trabalho, inteligência artificial e tantos outros.

O prefácio é assinado pela jornalista Miriam Leitão, que define a obra como uma “conversa entre duas pessoas inteligentes”. “E se, por acaso, a leitora e o leitor tiverem uma visão diferente da exposta por Bacha e Cristovam, estão também convidados a entrar neste livro e conferir o que eles estão dizendo. O Brasil precisa de muita conversa entre visões distintas, desde que plausíveis. E democráticas”, resume.

A obra é a quarta parceria entre o autor e a editora. Adquira seu exemplar neste link.

Ficha técnica

Livro: Conversa com Edmar Bacha

Autor: Cristovam Buarque

Número de páginas: 124

ISBN: 9788522713165

Formato: brochura (paperback)

Dimensões: 21 x 14.3 x 0.7

Editora: Intersaberes

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo


2 thoughts on “Cristovam Buarque chega a Curitiba para lançar novo livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *