Uninter firma parceria com a Cambridge University Press

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Sempre em busca de promover o melhor ensino e qualificação para os futuros profissionais, a Uninter firmou uma parceria com a Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. As instituições selaram acordo há cerca de dois meses, para o uso de materiais digitais e físicos na graduação de Letras-Inglês e em um curso livre de língua inglesa, que serão lançados pelo centro universitário entre este e o próximo ano, dentro da nova Escola Superior de Línguas (ESLI).

A professora Thereza Cristina Souza Lima, coordenadora da nova graduação, diz que está “muito feliz com a escolha” da instituição parceira, que possui seriedade e atualização constante. “Eu já estive lá e é uma coisa gigantesca. O mundo inteiro estuda com os livros da editora Cambridge, então tem uma reputação no mercado muito grande e muito, muito boa”, salienta.

O material selecionado para a utilização nos cursos se chama Evolve, que significa “evoluir”, e é do final de 2019 e começo de 2020. Todo o conteúdo foi pensado para a educação à distância e também nas quatro habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final do curso: leitura, compreensão auditiva, escrita e oralidade. Além de seguir a Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), tabela que aponta os níveis de inglês dos alunos, desde o A1, nível mais baixo, até o C2, de quem tem total proficiência.

“É um material colorido, muito bonito. Tem games, momentos que pode gravar voz, pode ser baixado no computador. O material acompanha o livro e um extra practice, com uma série de atividades que devem ser feitas juntas com cada unidade. Vai haver várias sugestões de como você pode fixar e até aprofundar os conhecimentos que adquiriu na aula, por meio de jogos, exercícios, compreensão de texto, compreensão auditiva. Abrange as habilidades de uma maneira bem interessante”, complementa a coordenadora.

Com atuação há mais de 40 anos na área de língua inglesa, nos setores público e privado, do ensino fundamental ao ensino superior, Thereza Cristina afirma que “é um material excepcional”. Os estudantes terão acesso livre ao Cambridge One, plataforma onde o conteúdo fica disponibilizado, e um dos fatores significativos para a escolha é que existe a possibilidade de voltar aos níveis anteriores para consultas e estudo mais aprofundado.

“Por ela, vão ser feitos exercícios, podemos fazer estudos de caso, portfólio. E as avaliações vão ser feitas no AVA normalmente, como toda disciplina da Uninter”, explica.

Os estudantes finalizam a graduação de Letras-Inglês no nível intermediário, com as quatro habilidades necessárias para a comunicação, e podem dar sequência aos estudos avançados no curso livre de inglês, que será ofertado tanto para alunos quanto para a comunidade externa.

Além dos conteúdos disponibilizados, a editora ofertou três workshops para os professores que vão ministrar as disciplinas na Uninter, com consultores que auxiliaram no melhor manuseio e entendimento do material. Um de forma presencial, no campus Garcez, em Curitiba (PR), e outros dois de forma remota.

“Foi bem interessante. Quando começou a parceria, eu pedi à editora que nos enviasse livros grátis do material selecionado para nós podermos manusear e ter acesso, analisar mais efetivamente. Eles nos enviaram, eu fiz uma reunião presencial com a minha tutora, nós esmiuçamos o livro, aprovamos, achamos muito bom. A gente já tinha manuseado, mas apesar disso, a Cambridge fez um workshop presencial para a gente poder conversar. Nós fizemos uma tarde inteira, nos ajudou bastante. Está bem adiantado, acredito que em setembro nós consigamos colocar o curso no site e no vestibular”, finaliza Thereza Cristina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


10 thoughts on “Uninter firma parceria com a Cambridge University Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *