CULTURA

Uninter faz a Mediação entre o palco e a plateia

O Festival de Teatro de Curitiba, que ocorre tradicionalmente entre os meses de março e abril, é o maior evento de artes cênicas da América Latina. Desde 1992, reúne artistas de todos os cantos do país para proporcionar grandes espetáculos para o público curitibano.

Nessa 28° edição haverá mais de 400 atrações para atrair plateias de todos os gostos e idades. A mostra oficial de 2019 conta com 27 peças entre dramas, comédias e musicais, com a curadoria assinada por Guilherme Weber e Marcio Abreu. Com o apoio de grandes marcas, o festival pôde se firmar ao longo dos anos e hoje está entre os cinco maiores festivais de teatro do mundo.

A Uninter está patrocinando o evento pelo segundo ano consecutivo, pois acredita no poder transformador da arte. Para o diretor de negócios e marketing da Uninter, Alfredo Pires, “O Festival está com uma programação intensa de espetáculos para todos os gostos. Tem peças e intervenções pela cidade inteira e é muito bonito ver a arte se espalhando por aí. Facilitar o acesso a experiências que transformam as pessoas é essencial para a Uninter. É nisso que concentramos boa parte dos nossos esforços”.

A cobertura jornalística do festival contará com a equipe da Agência Mediação, projeto de extensão do curso de Jornalismo Uninter, que produzirá conteúdos exclusivos. Dois estagiários da agência e mais 10 alunos voluntários do curso irão cobrir peças, trazer curiosidades dos bastidores, novidades e atualizações. Tudo para informar os fãs de teatro através do portal de notícias Mediação.

Para o professor Alexsandro Ribeiro, um dos orientadores do projeto, a cobertura do festival é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática todos os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. “É um momento de integração, um momento para os alunos trabalharem em equipe e aprenderem a fazer a cobertura de um evento. É o momento de planejar, pensar pautas, de estruturar toda a produção, que lá na frente, no mercado de trabalho, será diária”, enfatiza Ribeiro.

Os alunos receberam credenciais exclusivas. Além de toda a estrutura para a produção de notícias, que serão divulgadas em uma página especialmente criada para o festival dentro do site Mediação, os alunos também divulgarão os seus conteúdos nas redes sociais através de hashtags.

A aluna Nicole Rodrigues está participando do projeto como voluntária. No segundo período de jornalismo, ela conta que pretende produzir as melhores matérias e trocar experiências com seus colegas. “Fazer a cobertura do Festival vai me trazer portfólio, além de aperfeiçoar e adquirir novos aprendizados, isso vai beneficiar muito na minha formação profissional”, afirma Nicole.

Serviço

O Festival de Teatro de Curitiba teve início em 26 de março e terá apresentações todos os dias até 07 de abril. Para informações sobre as peças, agenda de espetáculos e conteúdos exclusivos, acesse o site da Agência Mediação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Mauri König

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *