Uninter e Universidad Central de Chile lançam programa de intercâmbio virtual

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Uma das possibilidades mais enriquecedoras da formação acadêmica é estudar fora do país. O intercâmbio acadêmico ou de idiomas costuma ser procurado por estudantes que querem um diferencial em seu currículo. A pandemia de Covid-19 nos deixou em casa, impossibilitando os deslocamentos entre países, mas possibilitou uma nova modalidade de intercâmbio: os programas inteiramente virtuais, que oferecem a experiência de estudar em uma instituição estrangeira com toda a segurança que o distanciamento social nos impõe neste momento.

A Universidad Central de Chile (UCEN), instituição de ensino superior parceira da Uninter desde 2006, está recebendo estudantes para um programa totalmente virtual. Para se inscrever, é preciso falar espanhol e ter uma boa conexão com a internet. O custo? Essa é a melhor parte. Como o programa é virtual e a parceria da Uninter e UCEN implica em reciprocidade, o custo para participação no programa é ZERO. As aulas acontecerão entre março e julho de 2021. Por causa da intensa procura, as inscrições para o primeiro semestre do próximo ano já foram encerradas.

Caroline Cordeiro Viana e Silva, coordenadora do curso de Relações Internacionais e colaboradora do departamento de Internacionalização da Uninter, comenta sobre a parceria. “O objetivo é ampliar a formação e a pesquisa científica, com ênfase na formação cultural e tecnológica. Proporcionar ao estudante uma formação enriquecedora, aliando os conhecimentos específicos das disciplinas e a experiência em uma instituição estrangeira de qualidade”.

Ao participar do programa, o estudante atrasa sua formatura no Brasil? Caroline explica que não. “O bacana desse projeto é que nem mesmo a pandemia impede o aluno de ter uma experiência em uma universidade fora do país. As disciplinas que forem cursadas na UCEN entrarão como créditos na grade do estudante aqui”.

Dessa forma, a pandemia facilita a participação de estudantes em programas de intercâmbio, pois, com a realização das aulas de forma remota, os custos diminuem consideravelmente. “Muitas universidades tiveram que se adaptar e avançaram no ensino a distância, isso também se aplica ao intercâmbio. Novas oportunidades de mobilidade virtual apareceram, e com isso os custos foram muito reduzidos. Nossos estudantes Uninter terão a oportunidade de estudar na UCEN sem precisar se mudar. Isso facilita sobremaneira a viabilidade de um intercâmbio quando pensamos no custo”, incentiva a coordenadora.

Caroline pontua que são vários os motivos que podem levar os estudantes a realizar um intercâmbio. Dentre eles ela ressalta três: destaque no mercado de trabalho, experiência acadêmica internacional e fluência em outro idioma. “Uma experiência internacional com certeza é um diferencial para o currículo. O estudante que se dispõe a estudar em uma instituição estrangeira demonstra perseverança e dedicação,  e essas características são importantes para o mercado de trabalho. O ensino superior por si só é um desafio, o ensino superior a distância é um desafio ainda maior. O aluno que se dedica a uma experiência como essa desenvolverá mais habilidades e competências, além de novos conhecimentos e soft skills. Ao assistir aulas virtuais, interagir com professores e colegas, certamente melhorará sua fluência em outro idioma”, comenta.

Os programas de intercâmbio acadêmico costumam durar de 3 a 6 meses, em média. Os de idiomas duram algumas semanas. Mais de 150 alunos já passaram pelos programas de intercâmbio no setor de Internacionalização da Uninter.

A competição cada vez mais acirrada no mercado de trabalho serve como incentivo para a participação em programas deste tipo. “Habilidades que antes eram destaque agora são exigidas como obrigação do candidato. Para conseguir se sobressair no mercado, melhorar de emprego e alcançar novos cargos, o intercâmbio será uma importante ferramenta. Não apenas para colocar no papel a experiência internacional, mas também por ser um momento de desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Fiquem atentos aos programas de mobilidade em 2021, estamos com muitos projetos, novas oportunidades virão por aí”, finaliza Caroline.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *